A Northrop Grumman em parceria com a Shield AI, foi escolhida pelo Exército dos EUA para participar do programa Future Tactical Unmanned Aircraft System (FTUAS), Increment 2, para substituir o sistema aéreo tático não tripulado RQ-7B Shadow.
Sob um contrato de período base de sete semanas, a equipe liderada pela Northrop Grumman definirá a arquitetura modular de sistema aberto de uma aeronave V-BAT, incluindo a integração de sistemas avançados de vigilância e de guerra eletrônica (EW). O V-BAT é uma plataforma inovadora, ágil, compacta e leve, que uma equipe de combate composta por dois soldados pode lançar e recuperar rapidamente em ambientes desafiadores.
“O V-BAT incorpora mais de 30 anos de experiência projetando, fornecendo e sustentando sistemas de aeronaves não tripuladas, combinados com uma plataforma comprovada em campo. Trazemos uma perspectiva e capacidades únicas para esta missão crítica do Exército” disse Angela Johns, vice-presidente de sistemas aéreos autônomos e táticos da Northrop Grumman.
A Northrop Grumman se uniu à Shield AI, designer e fabricante da plataforma V-BAT, para fornecer as melhores soluções da categoria para um UAS expedicionário de decolagem e pouso vertical (VTOL), capaz de realizar reconhecimento aéreo para as equipes de combate do Exército dos EUA, para as Forças Especiais e aos Rangers.
O programa Future Tactical Unmanned Aircraft System (FTUAS) é o principal esforço de modernização de aeronaves não tripuladas VTOL do US Army.
Versões anteriores do V-BAT têm apoiado operações para a Marinha e o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA desde 2016. O novo V-BAT é simples de operar, tem maior potência, uma logística reduzida e capacidade para transportar uma variedade de cargas úteis intercambiáveis, incluindo radar de abertura sintética, sistema eletro-óptico/infravermelho e sistemas de Guerra Eletrônica.