Exército dos EUA seleciona as equipes da Bell, Sikorsky/Boeing para o demonstrador JMR-TD

Conceito do Demonstrador da Bell V-280
Conceito do Demonstrador da Bell V-280

A Bell Helicopter divulgou que o seu projeto tiltrotor de terceira geração Valor V-280 foi selecionado pelo Exército dos EUA para o seu programa demonstrador conjunto de tecnologia Multi-função (JMR-TD).

“O V-280 Valor proporcionará o Exército uma capacidade a muito procurada, com uma velocidade de cruzeiro de 280kt [519 km/h]”, diz Keith Flail, diretora da futuro esforço de tecnologia vertical da Bell. O Exército espera desenvolver uma aeronave que pode atingir uma velocidade de cruzeiro de pelo menos 230kt para o JMR-TD e o seu programa seguinte de tecnologia vertical do Futuro.

Flail diz que o V-280 melhorará a tecnologia encontrada no Bell/Boeing V-22 Osprey e está sendo projetado para oferecer “excelente” agilidade a baixa velocidade, de ampla manobrabilidade g de alta velocidade, eficiência de combustível superior e capacidades e alcance melhorados. Grande parte das características de manobrabilidade da aeronave serão devidos a um novo sistema fly-by-wire redundante triplo que a Bell espera incorporar na máquina.

A aeronave também está sendo projetada para pairar fora do efeito de solo a uma altitude de 1.830 m (6.000 ft) a uma temperatura ambiente de 35˚ C (95 ˚ F). A Bell afirma que o V-280 vai voar a velocidades real de 280kt e ter um alcance de combate entre 500nm (926 km) e 800nm. Deverá também ser capaz de voar a distâncias de até 2.100 nm.

Flail também afirma que a aeronave terá maior confiabilidade e redução de custos, porque o novo projeto reduz a complexidade em comparação com tiltrotors da geração anterior.

A principal concorrente da Bell durante o programa JMR-TD é esperado para ser uma equipe composta pela Sikorsky e Boeing, que era sua parceira no V-22. As duas empresas estão lançando um projeto de helicóptero composto de alta velocidade baseado no protótipo X2 financiado pela Sikorsky para o demonstrados de tecnologia do Exército.

“A equipe da Boeing/Sikorsky está extremamente satisfeita por ter sido convidada pelo Exército dos EUA para negociar um acordo de investimento em tecnologia para a Fase 1 do Programa Demonstrador de Tecnologia Conjunto Multi-função”, as duas empresas dizem. “Nossa equipe traz um compromisso comum para investir em tecnologia de helicópteros de última geração com base no projeto X2 de rotor coaxial rígido da Sikorsky.” Enquanto isso, a EADS North America, disse recentemente ao Exército que não vai participar do programa.

Demonstrador X2 que servirá como base para a equipe Sikorsky/Boeing

O Exército deverá selecionar os contratos do JMR-TD em Setembro de 2013, com os primeiros vôos programados para 2017. Esse programa deverá servir como base para o programa de Decolagem Vertical do Futuro, que tem como um objetivo criar um novo design de helicópteros de alta velocidade e peso médio para substituir o UH-60 Black Hawk da Sikorsky em 2030. Ele também poderia gerar um derivado para substituir o Boeing AH-64E Apache. Esse mercado pode render até US $ 100 bilhões, de acordo com Bell.

FONTE: FlightGlobal

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile