A Ala 9, situada em Belém (PA), recepcionou, na última segunda-feira (26), a comitiva do Exército Brasileiro (EB), composta por oito militares, entre eles Oficiais-Generais. A visita Institucional objetivou dar continuidade ao estudo de implantação de uma fração da Aviação do Exército (AvEx) na Organização Militar da Força Aérea Brasileira (FAB). A exemplo da cooperação que já existe com o Esquadrão HU-41 da Marinha do Brasil (MB), o Estado-Maior do Exército manifestou interesse em alocar duas aeronaves de Asas Rotativas na Ala 9.
Durante a visita, o Comandante do Comando Aéreo Norte (I COMAR), Major-Brigadeiro do Ar Maurício Augusto Silveira de Medeiros, abordou sobre a Reestruturação da FAB e a Implantação do Comando Aéreo Norte.
Na sequência, o Comandante da Ala 9, Coronel Aviador Ricardo Bevilaqua Mendes, apresentou as características do Projeto Piloto da FAB/MB, quando do seu processo de implantação e ressaltou que o Projeto pode ser um ponto de partida para o estabelecimento de um esquadrão de helicópteros do EB. “Tal evento representa um marco nas tratativas que, em breve, poderão resultar em mais um trabalho pioneiro da Ala 9 na estrutura da Força Aérea, desbravando, juntamente com Comando Aéreo Norte, uma parceria entre as Aviações das três Forças em âmbito regional”, disse o Oficial.
Após as apresentações, os militares envolvidos seguiram para uma visita aos hangares do Grupo Logístico da Ala 9, com vistas a uma melhor observação da capacidade de cada um destes.
FONTE: FAB
NOTA DO EDITOR: O estudo da AvEx prevê entre duas ou três aeronaves, possivelmente o HM-4 Jaguar (H225M).