Bolívia recebeu os seis helicópteros H425 fabricados pela empresa chinesa Harbin Corporation, encomendados em 2011.
Por Guilherme Wiltgen
As seis aeronaves chegaram desmontados em conteineres e foram recebidas pelo ministro da Defesa, Rubén Saavedra Soto, que fez a entrega ao Exército em 13 de julho, no Hangar do ex-Lloyd Aéreo Boliviano no aeroporto Jorge Wilsterman.
As aeronaves serão montadas em oficinas especialmente construídas para esta finalidade em Cochabamba, com previsão de cinco meses para que todos os trabalhos estejam concluídos.
Os H425 vão formar o Grupo de Caballería Aérea I General de División Apóstol Santiago, primeira unidade aérea dotada de helicópteros do Exército da Bolívia.
O valor estimado do contrato é de aproximadamente US$ 108 milhões e foi assinado em 2011. Além das aeronaves, também inclui a formação de pilotos e de pessoal de apoio, um simulador de voo e apoio logístico. Dezoito pilotos e 4 mecânicos já foram formados na China.
O H425 é a versão de exportação do helicóptero Z-9, baseado no AS365N2 Dauphin 2, desenvolvido pela então Aerospatiale (atualmente Airbus Helicopters) e fabricado sob licença da China.
Os H425 serão empregados para transporte de pessoal e suprimentos, reconhecimento, evacuação aeromédica, em caso de desastres naturais, ajuda humanitária, busca e salvamento, em ações contra o narcotráfico e outras atividades ilícitas.
FONTE: Ministério de Defensa