Por Guilherme Wiltgen
Um marinheiro da Fragata Liberal (F 43), que participava de exercícios militares no Mediterrâneo enquanto se dirigia ao Líbano, precisou de uma evacuação aeromédica (EVAM) e foi resgatado por um helicóptero da Aeronautica Militare Itaiana nesta quarta-feira (8.01).
Foi acionado um helicóptero HH 212, pertencente a MICCD (Missione Italiana di Collaborazione nel Campo della Difesa), a pedido do Centro de Coordenação de Resgate de Malta. A aeronave decolou do aeroporto de Luqa, no sudeste da ilha, e foi em direção a Fragata Liberal, que se encontrava navegando a cerca de 95Km da costa maltesa, realizando o EVAM do militar brasileiro que estava embarcado.
De acordo com a Marinha do Brasil, o cabo Marcelo de Oliveira Figueiredo apresentou sintomas de apendicite aguda. O militar brasileiro foi içado e evacuado imediatamente ao Hospital Mater Dei, onde foi operado.
Ainda segundo o comunicado, o militar brasileiro passa bem e está sendo acompanhado por um médico e um enfermeiro de bordo, tendo alta prevista para hoje, 11 de janeiro.
A Fragata Liberal tem previsão de chegar hoje ao Líbano, onde irá substituir a Fragata União na FTM-UNIFIL.