Eurofighter voa com mísseis Storm Shadow

Storm_s

O míssil de cruzeiro Storm Shadow da MBDA voou pela primeira vez com um Eurofighter Typhoon, a partir da base aérea de Decimomannu na Sardenha em 27 de novembro. Dois mísseis de aproximadamente 1.3T foram carregados pela aeronave, usando hardpoints geralmente ocupados por tanques de combustível externos.

O vôo foi coordenado pela Alenia Aermacchi utilizando a aeronaves produção instrumentada 2 (IP2), o primeiro vôo marca a última etapa de um processo que irá liberar o uso da arma de 250 km de alcance para uso com o Eurofighter a partir de 2015. O trabalho está dentro da Fase 2 de aprimoramento sendo conduzido pela Alemanha, Itália, Espanha e Reino Unido.

“O Storm Shadow representa um grande passo à frente, aumentando significativamente as capacidades ar -terra do Typhoon”, diz o presidente-executivo do programa Eurofighter, Alberto Gutierrez . Sua integração manterá as capacidades de ataque stand off da força aérea italiana e da RAF depois da aposentadoria dos seus Panavia Tornado IDS e GR4 no fim década.

Versões dessa arma feita na Europa também podem ser empregadas por cliente em potencial do Typhoon como os Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

FONTE: FlightGlobal

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval

Sair da versão mobile