O governo dos Estados Unidos deve oferecer helicópteros de ataque AH-1W Super Cobra para clientes internacionais. Os helicópteros AH-1W são excedentes dos Corpos de Fuzileiros Navais dos EUA (USMC) e devem ser oferecidos via FMS (Foreign Military Sales) ou DCS (Direct Commercial Sale), conforme forem progressivamente aposentados do serviço ativo, sendo substituídos pela versão mais atual, o AH-1Z Viper.
Conforme o site Federal Business Opportunities (FedBizOpps) que listou a venda programada, os helicópteros serão primeiro equipados com um novo glass cockpit e pilot/maintainer training para ser fornecido a potenciais clientes.
O Naval Air Systems Command (NAVAIR) em apoio do H-1 Light Attack Helicopter Program Office (PMA-276) realizará um dia da indústria no dia 24 de janeiro para as empresas interessadas neste trabalho de atualização.
Tendo entrado em serviço no USMC em 1986, o AH-1W é uma versão altamente capaz do AH-1 Cobra e poderia impulsionar algumas frotas de operadores desse helicóptero ou fornecer uma nova capacidade de ataque de asas-rotativas a um novo cliente.
O Super Cobra é alimentado por dois motores General Electric T700-GE-401, velocidade máxima de 147 nós, alcance de 474 km e um teto de serviço de 18,700 pés (limitado a 10 000 pés por requisitos de oxigênio), tudo em uma configuração básica de combate.
Possui peso máximo de descolagem de 6,697 kg, a aeronave está equipada com um Gatling de 20 mm montado no nariz e possui quatro estações nas asas externas que podem disparar foguetes de 70 e 127 mm, míssieis ar-superfície TOW e Hellfire, míssil ar-ar Sidewinder, mísseis anti-radiação Sidearm e está equipado com FLIR.
FONTE: Janes
COLABOROU: Manoel Flávio