A Força Aérea americana USAF, planeja implantar temporariamente bombardeiros pesados capazes de transportar armas nucleares para a Europa um dia depois do presidente Barack Obama anunciar que iria aumentar a presença militar dos EUA na região.
Dois bombardeiros B- 52 Stratofortresses da Base Aérea de Barksdale, Louisiana e um B-52 da Base Aérea de Minot, Dakota do Norte, atualmente operando da Base Aérea de Ellsworth, Dakota do Sul, chegaram a base da Royal Air Force, em Fairford, Inglaterra, na quarta-feira, onde os pilotos vão treinar e integrar-se com as forças militares dos EUA e aliados na região, disse a USAF em um comunicado à imprensa.
A mudança ocorre em meio a agressão russa na Europa Oriental, onde Moscou invadiu e anexou a Criméia da Ucrânia. Dezenas de tropas russas estão também reunidas ao longo da fronteira com a Ucrânia.
Obama na terça-feira pediu ao Congresso que aprove USD 1 bilhão para aumentar a presença de rotação de tropas dos EUA na Europa.
Em março, os EUA reposicionou caças F-15 e F-16 para a Lituânia e a Polônia.
” O Departamento de Defesa rotineiramente realiza missões de treinamento em apoio aos comandos para garantir que os EUA tenham uma capacidade credível e flexível para responder a uma variedade de potenciais ameaças. As operações de bombardeiro aumentam essa capacidade, fornecendo ao presidente uma variedade de opções que ele pode precisar para proteger a nação ou seus aliados e parceiros “, disse o comunicado.
O B -52 também vai participar do 70º aniversário do Dia D, comemorado em Graignes, França, no próximo dia 7 de junho, em reconhecimento do legado da Oitava Força Aérea dos EUA na invasão aliada da Normandia na Segunda Guerra Mundial.
A base da RAF em Fairford, sediou os B52 ao longo dos anos, mais recentemente, durante a Guerra do Iraque, em 2003. A Força Aérea dos EUA tem mantido uma presença na base desde 1950. Ela é mantida conjuntamente pela RAF e pelo pessoal de apoio às operações de contingência.
O B- 52 é um bombardeiro de longo alcance, multi-função, capaz de carregar munições convencionais e nucleares. O B-52 pode voar em altas velocidades subsônicas em altitudes de até 50.000 pés.
Nesta implantação, as aeronaves não trarão armamento real ao Reino Unido, disse o release.
FONTE: Navy Times
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval