O 1º Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (VF-1) realizou um voo de formatura com quatro aviões, na manhã de 26 de julho, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia. O último voo com 4 aeronaves havia sido realizado em 2010.
Durante o voo de aproximadamente uma hora, os seis pilotos do EsqdVF-1 estiveram a bordo das duas aeronaves monoplace, N-1004 e N-1008, e das duas aeronaves biplace, N-1021 e N-1022, realizando as manobras de formatura básica e formatura em diamante.
Voos de formatura consiste na operação coordenada de duas ou mais aeronaves, sob o comando de um líder, voando em proximidade uma da outra em posições pré-definidas, a fim de ganhar vantagens táticas no ambiente onde estão operando. A atividade proporciona proteção mútua de seus integrantes e concentração de poder de fogo, além de otimizar a coordenação de tráfego aéreo e a divisão de tarefas entre as tripulações dos elementos da formatura.
Este tipo de treinamento é importante para a manutenção da doutrina de aviação do Esquadrão e contribui para o adestramento de seus pilotos e para a segurança das operações aéreas.