No dia 24 de setembro, o 1° Esquadrão de Aviões de Interceptação e Ataque (EsqdVF-1) realizou testes no sistema de autoproteção das aeronaves AF-1, com lançamentos de Chaff e Flare, duas contramedidas usadas em operações militares para proteção contra mísseis guiados e/ou despistamento de sistemas de radar ativo, semiativo e infravermelho.
A medida proporciona uma defesa eficaz contra ameaças aéreas ou de navios de superfície. O Chaff é um material composto de limalhas metálicas, que é disperso no ar para criar alvos falsos para radares, enquanto o Flare, lançado pela primeira vez pelos aviões, é um material que emite fogos com alta temperatura, com o propósito de desviar mísseis seguidores de calor.
Com a integração de dispositivos para a detecção de ameaças e o lançamento de Chaff e Flare, as aeronaves passam a contar com medidas de ataque eletrônico que aumentam sua capacidade de sobrevivência em ambientes de combate modernos, aprimoradas durante o processo de modernização das aeronaves AF-1.
FONTE: MB