O Esquadrão Puma (3º/8º GAV), da Força Aérea Brasileira (FAB), sediado na Base Aérea dos Afonsos (BAAF), no Rio de Janeiro, celebrou os 35 anos da unidade, nesta quarta-feira (09/09), com o início da atividade operacional do helicóptero H-36 Caracal (H225M).
“Hoje o Esquadrão inicia uma nova fase em sua história. O H-36 proporcionará uma extensão operacional enorme, principalmente no que se refere ao voo com NVG, sendo possível, num futuro próximo, cumprirmos todas as missões no período noturno e com elevado grau de segurança”, afirma o Comandante do Esquadrão Puma, Tenente-Coronel Eduardo Barrios.
O H-36 irá, gradativamente, substituir o H-34 Super Puma, que atuou em missões de busca e salvamento, como nos acidentes aéreos envolvendo o GOL 1907, em 2006, e o Air France AF447, em 2009. Foi empregado também nas enchentes em Pernambuco (2010), Santa Catarina e Região Serrana do Rio (2011), Espírito Santo (2013) e transportou o Papa Francisco durante a sua visita ao País (foto abaixo). Ainda hoje, o H-34 vem cumprindo seu papel nos acionamentos do alerta SAR (Search and Rescue) Brasil.
O Caracal permitirá realizar voos a qualquer hora do dia ou da noite para cumprir missões de busca e salvamento, resgate em combate, operações especiais, evacuação aeromédica, transporte especial, transporte logístico e apoio às comunidades nos casos de calamidades públicas.
A versão operacional do H-36 Caracal terá condições de realizar reabastecimento em voo. No mês passado, foi inaugurado no Rio de Janeiro o primeiro simulador das Américas desta aeronave.
A aeronave possui capacidade de transportar até 29 combatentes, além de seus dois pilotos e tem grande volume para carga, além de modernos sistemas aviônicos e de monitoramento redundante que garantem um elevado desempenho e máxima segurança.
Desenvolvido pela Airbus Helicopter, o H-36 é um helicóptero de dois motores da classe de 11 toneladas. De acordo com a Airbus, a família Super Puma/Cougar conta com mais de 550 unidades fabricadas e um total de mais de 2 milhões de horas em todo o mundo.