Com o objetivo de incrementar a capacidade operacional de suas equipagens, o Segundo Esquadrão do Sétimo Grupo de Aviação (2º/7º GAV- Esquadrão Phoenix) iniciou no dia 14 de agosto a manobra CAMEX/TERRANOVA operando a partir do Núcleo da Base Aérea de Santos, litoral paulista.
Além de exercitar a sua principal missão, que é a patrulha marítima, também serão realizados treinamentos de busca que agregarão importantes conhecimentos aos novos tripulantes. Os voos ocorrerão em um cenário complexo, com grande quantidade de embarcações, plataformas petrolíferas e objetos flutuantes introduzidos pela própria atividade de prospecção, navegação marítima e pela proximidade aos maiores centros urbanos do país.
O ganho operacional de um deslocamento desse nível é considerável, pois a Unidade Aérea poderá executar suas ações de manutenção orgânica na Base Aérea de desdobramento mais próxima à área de exploração da camada pré-sal, identificando os óbices e facilidades para possíveis operações futuras a partir dessa localidade de posicionamento geográfico privilegiado.
FONTE: BAFL