Operadores da aeronave de patrulha P-3 Orion participaram de treinamentos teóricos e práticos
O Esquadrão Orungan (1º/7º GAv) realizou, entre os dias 04 e 11 de abril, o Estágio de Sobrevivência no Mar com o apoio da Base Naval de Aratu localizada na praia de Inema, Salvador (BA). No total 26 operadores da aeronave de patrulha P-3 Orion, entre oficiais e graduados do efetivo do Esquadrão e da Base Aérea de Salvador (BASV), das mais diversas especialidades, participaram da atividade. O objetivo do estágio era ambientar os tripulantes da aeronave P-3 ao regime de sobrevivência no mar em caso de pouso forçado.
A atividade foi dividida em duas etapas, sendo a primeira uma instrução teórica realizada na sede do Esquadrão Orungan, onde os tripulantes tiveram a oportunidade de manusear os equipamentos dos kits de sobrevivência no mar embarcados na aeronave P-3. Além de receber informações sobre sua forma de operação, os participantes aprenderam ainda sobre técnicas de sobrevivência a serem aplicadas num bote a deriva e na situação de náufrago.
A segunda etapa consistia de uma atividade prática realizada na Base Naval de Aratu. Os alunos, que foram divididos em três grupos, puderam experimentar na prática a sensação de estar à deriva num bote por 18 horas.
O Tenente Engenheiro Saulo Brazão dos Santos Pessoa, Operador ESM da aeronave P-3 explicou a importância desse treinamento. “O interessante desta atividade é possibilitar a cada um experimentar as dificuldades presentes numa situação de deriva em alto mar, testando seus próprios limites físicos e psicológicos assim como proporcionar o congraçamento das equipagens”.
FONTE: Agência Força Aérea