Por Guilherme Wiltgen
O 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) realizou nesta quinta-feira (05/01) o acionamento simultâneo, seguido de voo em Esquadrilha de nove helicópteros H225M, atingindo um marco histórico de disponibilidade dos seus meios, representando 100% da diagonal de manutenção.
Esse voo só foi possível graças ao profissionalismo e comprometimento da tripulação do Esquadrão, com destaque para as equipes do Departamento de Manutenção, aliado ao apoio prestado pelo Grupo Aéreo Naval de Manutenção (GAerNavMan), principalmente nas inspeções A/T, onde são realizadas as inspeções e intervenções mais complexas entregando as aeronave prontas para utilização, além do eficiente suporte logístico contratado e mantido pelo Ministério da Defesa no Projeto H-XBR. Dessa forma, o EsqdHU-2 se mantém em condições de pleno emprego operativo, mesmo com os desafios de operar com uma aeronave tecnologicamente complexa como os novos UH-15, UH-15A e AH-15B.
Decolando da pista 25 da Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), os nove helicópteros realizaram um voo em Esquadrilha, sendo quatro aeronaves em formatura tática, demonstrando o elevado nível de adestramento das sua tripulações para liderança e voo em alas.
A Esquadrilha Pegasus foi formada pelas seguintes aeronaves:
UH-15 Super Cougar: N-7102, N-7106, N-7107 e N-7108
UH-15A Super Cougar: N-7201 e N-7202
AH-15B Super Cougar: N-4101, N-4102 e N-4103
O voo também marcou a despedida do atual Comandante do HU-2, o Capitão de Fragata Rodrigo Fernandes Domingues, e as boas vindas ao seu novo Comandante, o Capitão de Fragata (FN) Maximiliano Pinheiro de Oliveira, que assume no próximo dia 12/01/23.
Essa é a segunda vez que o EsqdHU-2 conduz um voo em Esquadrilha com todas as suas aeronaves. O primeiro ocorreu em 16 de julho de 2018, com o acionamento simultâneo com o voo de oito helicópteros, sendo sete H225M e um AS 332F1 Super Puma, sendo este o último UH-14 operado pelo HU-2.
Criado em 18 de setembro de 1986, o 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) iniciou suas atividades operando oito helicópteros Aerospatiale (hoje Airbus Helicopters) AS 332F1 Super Puma, que foram designadas UH-14. Hoje o Esquadrão conta com dez helicópteros do modelo H225M, fabricados pela Helibras, inclusive a versão mais complexa e letal, o H225M Naval, com capacidade de ser armado com até dois mísseis antinavio MBDA AM39 Exocet B2M2.
Dessa forma, o Esquadrão HU-2 entrega para a Marinha do Brasil, e à Aviação Naval, meios aeronavais de elevado valor militar, podendo ser empregado em um variado leque de missões que vão desde o helitransporte durante as operações anfíbias, inserção e extração de Forças Especiais, lançamento de Paraquedistas, Evacuação Aeromédica (EVAM), Busca e Resgate (SAR), Combat-SAR (C-SAR) e Guerra Antissuperfície, contribuindo para a defesa do território nacional e da Amazônia Azul através das missões da Esquadra Brasileira, tanto no período noturno quanto diurno.