O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), empregando o helicóptero UH-15 N-7106 (Pégasus 06), realizou no dia 07 de maio uma Evacuação Aeromédica (EVAM) de um tripulante do navio mercante West Carina, de bandeira panamenha, que navegava dentro da área de responsabilidade de Busca e Salvamento (SAR) atribuída ao Brasil pela Convenção Internacional para a Salvaguarda da Vida Humana no Mar (SOLAS).
Atendendo a um pedido de socorro do NM West Carina, o SALVAMAR SUESTE (Com1ºDN) coordenou a EVAM do tripulante com suspeita de cálculo renal. Após o acionamento da tripulação de serviço, composta por pilotos, mecânicos de aviação, equipe médica e mergulhadores, a aeronave N-7106 do Esquadrão Pégasus decolou para o navio que se encontrava a aproximadamente 105 MN de São Pedro da Aldeia-RJ.
Após a decolagem do navio a aeronave deslocou-se para o aeroporto Santos Dumont onde já havia uma ambulância para realizar o transporte do enfermo para um hospital.
A execução dessa complexa missão, que envolveu vários setores da Marinha do Brasil, permitiu a remoção com segurança de uma pessoa em perigo no mar, ratifica a capacidade do Brasil, por intermédio das OM da MB, de colaborar com o lema do SAR mundial, qual seja: “Para que outros possam viver”.