No período de 19 a 23 de agosto, o 2° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) participou da Comissão “Fraterno Anfíbia 2013”, operando a partir do Navio de Desembarque de Carros de Combate (NDCC) Garcia D’Avila. A Operação foi dividida em três fases: preparação inicial, operação anfíbia e avaliação.
Na primeira fase, realizada no período de 14 a 19 de agosto, a aeronave UH-14 Super Puma N-7071 foi desdobrada para a Base Aeronaval Comandante Espora.
Na operação, em conjunto com a 2ª Esquadrilha Aeronaval de Helicópteros que utilizou as aeronaves H-3 Sea King, foram realizados diversos voos de adestramento em apoio ao Grupamento Operativo de Fuzileiros Navais e Infantería de Marina Argentina, dentre os quais destacam-se os exercícios de Fast Rope, lançamento de paraquedistas e movimento helitransportado de tropa.
Na segunda fase foram empregadas as aeronaves UH-14 e H-3, o que foi fundamental no Movimento-Navio-para-Terra e na incursão de elementos de forças especiais, provendo flexibilidade e rapidez à operação.
As reuniões de avaliação e crítica, terceira fase da operação, demonstraram o sucesso do exercício, que além de promover um intercâmbio de procedimentos operativos, incrementando a interoperabilidade entre as Forças Navais, foi uma ótima oportunidade de estreitar os laços de amizade entre os dois países.