No dia 05 de Setembro, o 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2), foi acionado para uma missão de busca e salvamento (SAR) de um pescador que estava há dois dias desaparecido nas proximidades de Arraial do Cabo.
Empregando a Aeronave de Serviço, UH-15 Super Cougar N-7107 (Pégasus 7107), a tripulação prontamente atendeu o chamado e decolou para efetuar as buscas, concentrando a atenção nas proximidades de Praia Grande. Utilizando o canal marítimo 16, os pilotos conseguiram uma informação importante com um pescador local: uma embarcação foi avistada solicitando óleo diesel e alimentos horas antes, numa posição mais afastada da costa.
Desta forma, o Pégasus 7107 iniciou as buscas na coordenada indicada, não obtendo sucesso num primeiro momento. Porém, minutos após o pôr do sol, os pilotos decidiram realizar uma última varredura na direção indicada pela fonia, quando enfim uma embarcação foi avistada.
A aeronave se aproximou e, com a ajuda dos mergulhadores do Grupo de Busca e Salvamento do Comando da Força Aeronaval (GSAR), trouxeram para bordo o pescador. A médica de aviação a bordo do UH-15 verificou que o mesmo estava consciente e em situação estável de saúde. Sendo assim, a aeronave demandou a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), onde uma ambulância já estava de prontidão para prosseguir com o apoio médico em terra.
Mais uma vez a Força Aeronaval, representada pelo Esquadrão HU-2 e o GSAR, pôde contribuir para a salvaguarda da vida humana, numa missão extremamente honrosa e difícil.
NOTA do EDITOR: Bravo Zulu HU-2 e GSAR!