Por Guilherme Wiltgen
O 2º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-2) foi criado pelo Decreto nº 93.274, do Exmº Sr. Presidente da República em 18 de setembro de 1986, iniciou suas atividades como Núcleo (NuEsqdHU-2) em 25 de março de 1987 e foi ativado como Esquadrão em 25 de fevereiro de 1988. Tem por missão:
“Aprestar os meios subordinados no cumprimento das tarefas que lhe são inerentes no âmbito das Operações Navais a fim de contribuir para o preparo e aplicação da Força Naval”.
O Esquadrão HU-2 é empregado em um variado leque de missões características de um esquadrão de emprego geral.
O transporte de tropa é um dos principais empregos atribuídos à aeronave e confere à tropa de Fuzileiros Navais maior mobilidade e eficiência. Nas operações especiais é configurada para inserção e extração de tropas sem realizar pouso, com a utilização das técnicas de Fast Rope, Rappel, Penca e ainda lançamento de Paraquedistas.
As aeronaves Super Puma (UH-14) e Super Cougar (UH-15) do Esquadrão HU-2 também servem de transportes administrativos de autoridades militares e civis, neste tipo de missão destacando-se freqüente apoio ao Gabinete da Presidência da República.
Servem também de transporte de carga externa e interna, para carga interna a aeronave é configurada sem bancos, o que proporciona uma disponibilidade de cabine para até 3,9 toneladas. Para materiais mais volumosos e pesados impossíveis de serem transportados internamente a aeronave é capaz de carregar até 4,5 toneladas de carga, através de gancho (cargo hook) instalado em sua parte inferior.
Em Evacuação Aeromédica, pode transportar até seis macas, mantendo mais quatro assentos disponíveis para médicos e enfermeiros.
Para combates a incêndio, requisitado pelos órgãos de proteção ao meio ambiente, as aeronaves utilizam o “bambi-bucket” instalado no gancho.
Em navios, de grande e médio porte, é empregado em busca e salvamento, reconhecimento em proveito de força-tarefa, transporte de tropas para terra e apoio logístico móvel.
Os helicópteros do HU-2 operaram regularmente no NAeL Minas Gerais (A-11) e no NAe São Paulo (A-12), fazendo, dentre outras, a função de guarda aeronaves no período noturno, conhecida como “Paulo”.
Também podem operar a partir dos Navios de Desembarque Doca e do Navio Doca Multiproposito, que possuem convoos com tamanho e capacidade suficiente para operá-los. Com a recente aquisição do Porta-Helicópteros Multipropósito Atlântico, a capacidade de emprego dos helicópteros do HU-2 aumentou consideravelmente.
Em 2008, o Ministério da Defesa assinou com a Helibras um contrato para fornecimento de 50 helicópteros H225M, sendo 16 aeronaves destinadas à Marinha do Brasil. Destas, 8 unidades foram designadas UH-15 Super Cougar, com capacidade de realizar missões de esclarecimento, SAR, apoio às Operações Anfíbias e Operações Especiais, 5 unidades designadas AH-15B com capacidade de realizar esclarecimento, ataque em missões de guerra de superfície (ASuW) e Guerra Eletrônica, e 3 unidades designadas UH-15A para missões de Combate SAR (C-SAR), Busca e Salvamento (SAR), apoio às Operações Anfíbias e Operações Especiais.
No dia 13 de junho de 2014, durante uma cerimônia nas instalações da Helibras, em Itajubá, a Marinha recebeu formalmente o UH-15 Super Cougar N-7106, primeiro helicóptero H225M que passou por todas as etapas de produção no Brasil, representando um marco para a indústria nacional e para a própria Helibras, pois materializou o compromisso assumido pela empresa no projeto H-XBR.
É esperado até o final desse ano, a entrega do primeiro H225M Naval, com capacidade de carregar dois mísseis Exocet. Essas aeronaves serão designadas AH-15B na Marinha do Brasil.
Seu atual Comandante é o Capitão-de-Fragata Leonardo Alonso Corrêa da Costa