Esquadrão HU-1 inicia Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo com o UH-17 (H135)

Nos dias 22 e 23 de abril, foram realizados os primeiros pousos da nova aeronave UH-17 a bordo do Navio Polar Almirante Maximiano (H41) e do Navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel (H 44).

Na ocasião, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1) conduziu exercícios de Qualificação e Requalificação de Pouso a Bordo (QRPB), adestramentos de remoção e colocação de pás, hangaragem, rolagem e peação do helicóptero nos respectivos convoos.

Sob a supervisão de representantes da Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), do Serviço de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos, foi possível treinar as Equipes de Manobra e familiarizar as tripulações com as especificidades e capacidades do UH-17.

Esse evento faz parte do processo de construção do conhecimento operacional do novo modelo de aeronave e preparo para seu emprego, que acontecerá pela primeira vez, na próxima Operação Antártica (programada para ocorrer de outubro de 2020 a abril de 2021), em substituição aos UH-13 Esquilo Biturbina.

As aeronaves embarcadas nos Navios Antárticos representam um importante vetor de apoio aos projetos de pesquisa do Programa Antártico Brasileiro conduzidos no Continente Gelado. Além de proverem sustentação à ciência, em locais remotos e de difícil acesso, são fundamentais no auxílio à navegação nas águas austrais, promovendo o esclarecimento de campos de gelo e indicando a melhor derrota a ser seguida em áreas com grande presença de cobertura glacial.

Aeronave UH-17 hangarada no NPo Alte Maximiano.

FONTE: MB

FOTOS: ComForAerNav

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