Por Guilherme Wiltgen
O HU-1 vem desde a sua ativação, em 17 de abril de 1962, participando de quase todas as operações aeronavais, tendo seus helicópteros presença constante nos exercícios e missões.
O Esquadrão ocupou, inicialmente, as instalações do CIAAN, no Km 11 da Avenida Brasil no Rio de Janeiro, que se encontravam desocupadas desde a transferência deste Centro para São Pedro da Aldeia.
Operacionalmente, o HU-1 começou a sua vida com cinco oficiais, trinta praças e três helicópteros WS-55 Whirlwind Série I, sendo que apenas um tinha condição de voo.
Nestes 59 anos, o HU-1 operou com onze aeronaves diferentes, entre elas o UH-2A Wasp, carinhosamente chamada de “ABELHA”, que participou da primeira Operação Antártica a bordo do NApOc Barão de Teffé (H 42) em 1982, sendo também a primeira aeronave brasileira a pousar no continente gelado.
Hoje, o HU-1 possui no seu inventário helicópteros Helibras Esquilo monomotor (UH-12), Esquilo biturbina (UH-13) e Airbus Helicopters EC135 (UH-17), para emprego em missões de ligação e observação; esclarecimento; lançamento de pára-quedistas e de mergulhadores de combate; transporte de tropa; serviços hidrográficos; busca e salvamento (SAR); apoio humanitário; apoio às atividades na Antártica e muitas outras, razão pela qual lhe foi conferido o título de “O FAZ TUDO” ou somente “TUDÃO”.
No dia 28 de Fevereiro, a primeira das três aeronaves UH-17 (EC135), a N-7090, foi transferida para o Comando de Operações Navais, em cerimônia realizada no heliponto da Base Naval do Rio de Janeiro (BNRJ).
A aeronave biturbina leve da Airbus Helicopetrs foi adquirida junto à empresa Helibras e designada UH-17, podendo operar em períodos diurnos ou noturnos e sob condições de voo visual ou por instrumentos.
A transferência para o setor operativo representa a renovação e ampliação de capacidades do Esquadrão HU-1, em especial em proveito das operações aéreas na Antártica.
Seu atual Comandante é o Capitão de Fragata Erikson Mendonça da Silva
” IN OMNIA PARATUS”
(PREPARADO PARA TUDO)