Durante o mês de outubro, o 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1), realizou com sucesso, os voos de qualificação e requalificação de Pilotos e Operadores de Sensores em voos ASW Noturno e SAR Noturno.
Esta campanha de voos noturnos culminou nas qualificações do Capitão-de-Corveta Ramalho e dos Sargentos Richtrmoc e Camilo Oliveira em ASW Noturno, com a conquista do uso da bolacha da Coruja em seus macacões de voo, e as requalificações do Capitão-de-Corveta Maffei, Capitães-Tenentes Munaretto, Daniel e Leandro Santos, Suboficiais Noronha, Sasso e Pacheco e Sargentos Anderson Furriel e Danilo neste mesmo tipo de voo.
Paralelamente, obteve-se a qualificação dos Capitães-Tenentes Felipe Santana e Oliveira em SAR Noturno para comporem as tripulações da Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE).
Os voos foram realizados nas áreas SAQUAREMA I e II, concluindo esta campanha de voos na noite do dia 20 de outubro.
Parabéns à todos os Guerreiros que contribuíram para o sucesso no cumprimento dessas complexas operações aéreas.
A BOLACHA DA CORUJA
A CORUJA é o símbolo pelo qual se distinguem os poucos militares do Esquadrão, pilotos e operadores de sensores, que conseguem obter a difícil qualificação em voo ASW noturno.
Por este motivo, foi escolhida a coruja para representar esta atividade em virtude de ser um pássaro conhecido por seus hábitos noturnos como o voo e a caça, similarmente às atividades desenvolvidas nas ações anti-submarino.
A bolacha foi idealizada com uma coruja estilizada em traçado negro e fundo amarelo.
NOTA do EDITOR: Bravo Zulu aos nossos amigos Guerreiros pela conquista da Bolacha da Coruja!