Esquadrão HS-1 conquista prêmio internacional por missão SAR

 

Por Guilherme Wiltgen

O 1º Esquadrão de Helicópteros Anti-Submarino (HS-1) foi agraciado com o prêmio “Kossler” pela AHS International (American Helicopter Society International).

O prêmio USCG – Captain William J. Kossler, é dado para a maior realização na aplicação prática ou operação de aeronaves de voo vertical, cujo valor tenha sido demonstrado pelo serviço real, realizado durante o ano anterior (2016).

Este ano, o Prêmio Kossler está sendo conquistado pelo Esquadrão HS-1, da Marinha do Brasil, pela a realização extraordinária durante o resgate noturno da tripulação do navio de pesca “Beira Mar XXV”, realizada nos dias 11 e 12 de agosto de 2016.

A tripulação do Guerreiro 34 (SH-16 N-3034) voou seu helicóptero Sikorsky S-70B Seahawk desde a Base Aérea Naval São Pedro da Aldeia, até finalmente localizar o navio vindo a salvar as vidas dos três pescadores, que permaneceram na água por um dia e meio sem comida ou água potável.

Como foi a missão SAR

No dia 11 de agosto de 2016, o HS-1 era o Esquadrão responsável por prover a Aeronave de Serviço da Esquadra (ASE), quando foi acionado para cumprir uma busca e possível resgate de três tripulantes da embarcação de apoio “Beira Mar XXV” que se encontrava a cerca de 150 km (82 MN) ao sul de Cabo Frio. Durante este dia, o Esquadrão realizou três lançamentos, sendo dois destes no período noturno, porém sem resultados positivos.

Durante o dia 12, em continuidade às atividades SAR, o “GUERREIRO 34” (SH-16 N-3034) decolou às 17h10, demandando para a área de busca, onde receberia o apoio da Fragata Constituição (F-42), que já realizava buscas na região porém, no translado da aeronave, por volta de 17h40, foi avistado pelo 2P (copiloto) um objeto flutuando no mar. Com a utilização do EOSS (Electro-Optical Sensor System), sensor óptico da aeronave com capacidade de obter imagem térmica, confirmou-se o objeto como sendo um casco adernado e, também, a presença de um bote com três sobreviventes.

Após a confirmação, iniciou-se o procedimento de aproximação aos náufragos, que já se encontravam à deriva por mais de 36 horas e estavam sem comida, sem água e sem meios de comunicação.

Os três sobreviventes da embarcação estavam na posição latitude 23º53,1´S e longitude 041º56,22’W e foram içados do mar para o helicóptero com a ação dos militares do Grupo de Busca e Salvamento (GSAR), que se encontravam na aeronave N-3034. O resgate ocorreu com sucesso e os sobreviventes foram encaminhados conscientes para a Policlínica Naval de São Pedro da Aldeia, onde receberam os suportes médicos necessários.

Este foi o primeiro resgate noturno real do Esquadrão HS-1, utilizando a aeronave SH-16 (Seahawk), o que evidenciou a grande capacidade do meio para este tipo de tarefa.

A tripulação da aeronave foi composta pelos pilotos CT MUNARETTO e CT CASTANHEIRA, pelos operadores de sensores SO-AV-VS NORONHA e 2º SG-AV-VS CAMILO e pelos resgatistas GSAR, o 1º SG-AV-SV SOUZA LIMA e 3º SG-AV-VN MONTEIRO.

NOTA do EDITOR: Bravo Zulu HS-1 e GSAR!

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