Esquadrão HS-1 completa 67 mil horas de voo

O 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1) comemorou a marca de 67 mil horas voadas ao longo dos seus 58 anos de história.

A marca foi atingida no dia 5 de março, durante um voo no Navio-Aeródromo Multipropósito (NAM) Atlântico (A-140), quando a aeronave SH-16 Seahawk N-3035 realizava aproximações autocontroladas e controladas, sendo parte da qualificação para pouso a bordo assistido com Óculos de Visão Noturna (OVN).

No período de 1965 até 1974, o EsqdHS-1 iniciou suas operações com o modelo de aeronave Sikorsky SH-34J, conhecido como SH-1 “Baleia”, e teve sua origem com a transferência do 1º Esquadrão do Primeiro Grupo de Aviação Embarcado (1º GAE), da Força Aérea Brasileira (FAB) para a Marinha do Brasil (MB).

Em seguida, de 1970 até 2012, utilizou os modelo Sikorsky e Agusta/Sikorsky SH-3 Sea King, mais conhecido como “Guerreiro”, equipado com radar e sonar.

Contava ainda com a capacidade de lançamento de míssil Exocet AM-39, torpedos MK-44 e MK-46, além de carga de profundidade Mk-9.

Vale ressaltar o pioneirismo deste helicóptero no Brasil, no lançamento desses armamentos, voo por instrumento, pouso a bordo noturno em navios e no reabastecimento de Helicópteros em voo com o navio, conhecido como HIFR (Helicopter In-Flight Refueling).

Por fim, incorporado desde 23 de agosto de 2012, dia do Aviador Naval, o Sikorsky S-70B Seahawk vem prestando relevantes serviços à MB, totalizando mais de 10 mil horas de voo, 2.000 pousos a bordo, destes, mais de 200 pousos noturnos assistidos com OVN e mais de 500 horas de voo empregando este equipamento.

Com o uso do seu sonar HELRAS (Helicopter Long Range Active Sonar) DS-100, o SH-16 já realizou quase 600 horas de voo ASW (Anti-Submarine Warfare).

Dentre as diversas missões executadas, pontuam-se nove lançamentos de armamento real com o uso do míssil ar-superfície Penguin, dois lançamentos de torpedos MK-46 com cabeça de exercício, lançamento de “Chaff” e “Flare” e uso da metralhadora lateral 7,62 mm – MAG.

Além dos diversos acionamentos da Aeronave de Serviço Esquadra (ASE) pelo Serviços de Salvamento da MB (SALVAMAR), enfatizando a característica multiemprego do SH-16 Seahawk.

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