Por Guilherme Wiltgen
Em 2008, a Marinha do Brasil adquiriu quatro Helicópteros Sikorsky S-70B Seahawk e durante a Paris Air Show 2011, foi anunciada a compra de mais duas aeronaves, totalizando seis helicópteros Seahawk para substituir os lendários SH-3A/B Sea King.
O SH-16 foi oficialmente apresentado no dia 23 de agosto de 2012, durante a cerimônia de comemoração pelos 96 anos da Aviação Naval. Nessa mesma data, a Marinha do Brasil realizou o último voo do Sea King.
No dia 27 de janeiro de 2014, durante a ASPIRANTEX/2014, o SH-16 Seahawk N-3035, embarcado no NDCC Almirante Saboia (G 25), alcançou 1.000 horas de voo.
Em 28 de abril de 2015, o Esquadrão HS-1 atingiu 2.000 horas de voo com SH-16 Seahawk N-3032, durante um voo antissubmarino para a avaliação operacional do sonar HELRAS, com a presença do Submarino Tapajó (S 33), ao sul de Cabo Frio.
Nessas 10 mil horas de voo com o Seahawk, o 1º Esquadrão de Helicópteros Antissubmarino (HS-1) realizou mais de 1.900 pousos a bordo, destes, mais de 200 foram realizados no período noturno e com auxílio do Óculos de Visão Noturna (OVN), mais de 500 horas de voo com o uso do OVN e quase 600 horas de voo ASW. Ainda foram realizados nove lançamentos de armamento real do míssil ar-superfície Penguin, dois lançamentos de torpedos Mk-46 com cabeça de exercício, lançamento de Chaff e Flare e emprego da metralhadora lateral MAG 7,62 mm.
Estes feitos representam o processo contínuo de evolução da capacidade antissubmarino e antissuperfície dos meios aeronavais do EsqdHS-1 em prol da nossa Esquadra e na defesa da Amazônia Azul.