Por Guilherme Wiltgen
Em 1961, o HI-1 foi transferido para a Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia (BAeNSPA), juntamente com o CIAAN.
Com a transferência da Força Aeronaval para São Pedro da Aldeia, o CIAAN deixou de ter sob a sua subordinação o Esquadrão, ficando apenas com a formação acadêmica dos aviadores.
Por ocasião de sua criação, o Esquadrão HI-1 contava com dois helicópteros do tipo Kawasaki/Bell 47 (SAKURA), recebidos quando da aquisição dos dois Navios Hidrográficos Sírius e Canopus, e mais seis helicópteros do tipo HUGHES-200, adquiridos nos Estados Unidos da América.
Em 1963, o HI-1 recebeu os helicópteros Hughes 269A (PULGAS), iniciando a substituição aos antigos Bell 47 e Hughes 200.
As “PULGAS”, como eram carinhosamente conhecidos os Hughes 269A, permaneceriam como aeronaves de instrução até 1974, quando foram substituídos pelos Bell 206B Jet Ranger II (IH-6A), que foi apelidado de “PIABA”, aeronaves mais modernas e bem mais apropriadas para a realização da instrução primária de voo.
Em 1985, chegaram os dezesseis novos helicópteros Bell 206B Jet Ranger III (IH-6B), apelidados de “GARÇA” em alusão a ave que empresta seu nome ao Esquadrão HI-1, que são utilizados até os dias atuais.
Além dos Oficiais da Marinha do Brasil, o Esquadrão Garça já brevetou Oficiais de marinhas amigas do continente sul-americano, Oficiais do Exército Brasileiro, Oficiais Médicos especializados em aviação e Oficiais pertencentes aos Quadros das Polícias e Bombeiros Militares dos Estados do Espírito Santo, Mato Grosso, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Paraná e São Paulo.
Com a criação da Aviação do Exército Brasileiro, a Marinha ficou incumbida de preparar o seu pessoal para pilotagem e manutenção de suas aeronaves. Dessa forma, coube ao Esquadrão HI-1 contribuir para a formação da primeira turma de Aviadores do Exército Brasileiro, possibilitando o retorno aos ares da briosa Aviação Militar, o que constituiu para o HI-1 motivo de extremado orgulho.
O Esquadrão Garça emprega atualmente os helicópteros Bell Jet Ranger III, designados na MB como IH-6B, são fabricados pela Bell Helicopter Textron (EUA), possui uma turbina Allison 250-C20J, rotor principal com duas pás, peso básico de aproximadamente 1.850 libras, autonomia de 3:30Hs e capacidade de transportar até cinco pessoas.
O IH-6B pode ser configurado para receber armamento como metralhadoras e lançadores de foguetes, podendo também utilizar um gancho (Cargo Hook) para VERTREP de pequenas cargas e um guincho (Hoist), utilizado para SAR ou realizar o “Pedro” na NAe São Paulo.
Seu atual Comandante é CF Luiz André Braz Serafim.
“Nós ensinamos aos homens o que Deus legou apenas aos pássaros”