Por Guilherme Wiltgen
Com o propósito de prover os meios aéreos integrantes do sistema de armas das Fragatas Classe Niterói, foi criado em 15 de maio de 1978, o 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque Anti-Submarino (HA-1), e ativado em 17 de janeiro de 1979.
O Esquadrão inicialmente contou com nove aeronaves Westland Sea Lynx Mk-21, designadas na Marinha do Brasil como SAH-11.
SAH-11 Lynx
Em 1995 as cinco aeronaves Mk21, remanescentes do lote inicial, foram enviadas para o fabricante afim de serem modernizadas para a versão Super Lynx Mk-21A, passando a ter, junto com as 9 novas aeronaves, a designação AH-11A Super Lynx.
Em virtude da aquisição pela MB de novos navios e da flexibilidade que o Lynx demonstrou em operação, o Esquadrão recebeu a partir de 1997, uma missão mais abrangente e teve a sua designação alterada para 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), permanecendo assim até os dias atuais.
AH-11A Super Lynx
O HA-1 executa, preferencialmente, missões de esclarecimento e ataque a alvos de superfície (ASuW) utilizando o MAS Sea Skua e ataques vetorados a alvos submarinos (ASW), com torpedos e cargas de profundidade, podendo ainda ser empregado em diversas outras missões a bordo dos meios da Esquadra.
O HA-1 iniciou uma nova fase operativa com a dotação de suas aeronaves com imageadores térmicos STAR Safire III, que proporcionou aos seus “Linces” enxergarem além do alcance, tornando sua missão esclarecedora mais eficiente e segura, mantendo sua aeronave fora do alcance de armas defensivas, e com o recebimento da metralhadora FN Herstal .50, ampliou a sua capacidade de auto-defesa e de patrulha armada, sendo utilizada atualmente na Operação Líbano.
No dia 03 de julho de 2014, a Marinha do Brasil e a AgustaWestland (hoje Leonardo Helicopters) anunciaram a assinatura do contrato para uma grande atualização de meia-vida em oito helicópteros Super Lynx Mk21A. O contrato, avaliado em mais de US$ 160 milhões (€117 milhões), inclui a substituição dos atuais motores pelo LHTEC CTS800-4N, os mesmos que equipam a mais nova versão da família Lynx, o AW159 Wildcat, do sistema navegação, inclusão do Full Glass Cockpit e os aviônicos de missão.
As atividades de atualização tiveram início em meados de 2015 na fábrica da Leonardo Helicopters, em Yeovil.
O novo painel, full glass cockpit, será totalmente compatível com o uso de OVN (Óculos de Visão Noturna) e complementado por um conjunto de avançados aviônicos, que compreende um processador tático, sistema de navegação baseado em satélite, TCAS, sistema de pouso por instrumento, RWR/ESM integrados, dispensers de contramedidas (Chaff/Flare) e um novo guincho de resgate (Hoist), acionado eletricamente.
A primeira aeronave modernizada realizou seu primeiro voo em 29.09.17 e no dia 26 de março ocorreu o primeiro voo de um piloto do Esquadrão no AH-11B N-4001.
AH-11B WildLynx
Em 22 de janeiro de 2019, os dois primeiros helicópteros Super Lynx modernizados, o N-4001 e N-4004, chegaram às dependências do 1º Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1), onde receberam a denominação de AH-11B. No dia 10 de janeiro de 2020, o HA-1 recebeu a terceira aeronave modernizada (N-4005) e no dia 26 de janeiro de 2021 o quarto WildLynx (N-4003).
O 1° Esquadrão de Helicópteros de Esclarecimento e Ataque (HA-1) conta com quatro aeronaves AH-11B WildLynx, tendo ainda a receber mais quatro helicópteros, quando passará então a operar com o inventário final de oito aeronaves modernizadas MK-21B.
Seu atual Comandante é o Capitão-de-Fragata Bruno Tadeu Villela.
Invenire Hostem et Delere
ARTE: Sérgio Rodrigues – Sérgio Aviation Art