Especialistas lançam primeiro estudo de emissões de combustível de aviação 100% sustentável em voo comercial

Toulouse, 18 de março de 2021 – Uma equipe de especialistas aeroespaciais lançou o primeiro estudo mundial de emissões em voo usando combustível de aviação 100% sustentável (SAF) em uma aeronave comercial de passageiros de fuselagem larga.

A Airbus, o centro de pesquisa alemão DLR, a Rolls-Royce e o produtor de SAF Neste, se uniram para iniciar o projeto pioneiro de ‘Emissão e Impacto Climático de Combustíveis Alternativos’ (ECLIF3), analisando os efeitos de 100% SAF nas emissões e desempenho das aeronaves.

Os resultados do estudo – a ser realizado no solo e no ar usando uma aeronave Airbus A350-900 com motores Rolls-Royce Trent XWB – apoiarão os esforços atualmente em andamento na Airbus e Rolls-Royce para garantir que o setor de aviação esteja pronto para o uso em larga escala de SAF como parte de uma iniciativa mais ampla para descarbonizar a indústria.

Testes de motor de liberação de combustível, incluindo um primeiro voo para verificar a compatibilidade operacional do uso de 100% SAF com os sistemas da aeronave, começaram nas instalações da Airbus em Toulouse, França, esta semana. Estes serão seguidos pelos testes de emissões de voo inovadores com início em abril e retomada no outono, usando o “avião paquera” Falcon 20-E do DLR para realizar medições para investigar o impacto das emissões do uso de SAF. Enquanto isso, outros testes de solo medindo as emissões de partículas estão definidos para indicar o impacto ambiental do uso de SAF nas operações aeroportuárias.

Os testes de vôo e de solo irão comparar as emissões do uso de 100% SAF produzido com tecnologia HEFA (ésteres hidroprocessados ​​e ácidos graxos) com as do querosene fóssil e querosene fóssil com baixo teor de enxofre.

Rolls-Royce Trent XWB

O SAF será fornecido pela Neste, um fornecedor líder mundial de combustível sustentável para aviação. Medições e análises adicionais para a caracterização das emissões de partículas durante o teste de solo serão fornecidas pela Universidade de Manchester do Reino Unido e pelo Conselho Nacional de Pesquisa do Canadá.

“A SAF é uma parte vital da ambição da Airbus de descarbonizar a indústria da aviação e estamos trabalhando em estreita colaboração com vários parceiros para garantir um futuro sustentável para as viagens aéreas”, disse Steven Le Moing, gerente do programa de novas energias da Airbus. “Atualmente, a aeronave só pode operar usando uma mistura máxima de 50% de SAF e querosene fóssil; esta empolgante colaboração não só fornecerá uma visão sobre como funcionam os motores de turbina a gás usando 100% SAF com vista à certificação, mas também identificará as reduções de emissões potenciais e os benefícios ambientais do uso de tais combustíveis em vôo em uma aeronave comercial.”

O Dr. Patrick Le Clercq, Gerente de Projeto ECLIF da DLR, disse: “Ao investigar o 100% SAF, estamos levando nossa pesquisa sobre projeto de combustível e impacto climático da aviação a um novo nível. Em campanhas de pesquisa anteriores, já pudemos demonstrar o potencial de redução de fuligem de misturas de combustíveis alternativos entre 30 e 50% e esperamos que esta nova campanha mostre que esse potencial agora é ainda maior.

“O DLR já conduziu uma extensa pesquisa sobre análises e modelagem, bem como testes de solo e de vôo usando combustíveis alternativos com a aeronave de pesquisa Airbus A320 ATRA em 2015 e em 2018 junto com a NASA.”

Simon Burr, Diretor de Desenvolvimento de Produto e Tecnologia da Rolls-Royce Civil Aerospace, acrescentou: “Em nosso mundo pós-COVID-19, as pessoas vão querer se conectar novamente, mas de forma sustentável. Para viagens de longa distância, sabemos que isso envolverá o uso de turbinas a gás nas próximas décadas. A SAF é essencial para a descarbonização dessa viagem e apoiamos ativamente o aumento de sua disponibilidade para a indústria da aviação. Esta pesquisa é essencial para apoiar nosso compromisso em compreender e possibilitar o uso de 100% SAF como uma solução de baixas emissões.”

Jonathan Wood, Vice-presidente da Neste Europa, Aviação Renovável, acrescentou: “Estamos muito satisfeitos em contribuir com este projeto para medir os amplos benefícios do SAF em comparação com o combustível fóssil para aviação e fornecer os dados para apoiar o uso de SAF em concentrações superiores a 50 %. Uma análise verificada de forma independente mostrou que 100% do Neste MY Sustainable Aviation Fuel oferece até 80% de redução nas emissões de gases de efeito estufa em comparação com o uso de combustível fóssil para aviação quando todas as emissões do ciclo de vida são levadas em consideração; este estudo irá esclarecer os benefícios adicionais do uso de SAF.”

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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