O Ministério da Defesa espanhol encomendou 16 aeronaves Airbus C295 nas configurações Maritime Patrol Aircraft (MPA) e Maritime Surveillance Aircraft (MSA), em um contrato avaliado em €1.695 bilhões.
Estas novas aeronaves permitirão à Força Aérea e Espacial Espanhola e à Marinha Espanhola fortalecerem a capacidade de guerra antissubmarino, bem como aumentar e melhorar as suas unidades de vigilância, reconhecimento e busca e salvamento.
“A aeronave será totalmente projetada e fabricada na Espanha, promovendo a pegada e a soberania da defesa industrial nacional”, disse Mike Schoellhorn, CEO da Airbus Defence and Space. “Em particular, a versão Maritime Patrol é a configuração de missão C295 mais complexa até hoje. Um grande projeto de desenvolvimento que reunirá as mais recentes tecnologias para proporcionar uma vantagem operacional ao nosso cliente.”
O contrato também inclui sistemas de treinamento (Full Flight Simulator e Mission System Simulator) e um pacote inicial de apoio logístico.
O C295 MPA conduzirá as missões desempenhadas pela frota P-3 Orion, que foi aposentada no final de 2022. Será equipado para realizar missões de guerra antissubmarino, antissuperfície e de inteligência, vigilância e reconhecimento. Da mesma forma, poderá transportar armamentos como torpedos e outros tipos de sistemas de armas.
A configuração do MPA será altamente conectada e poderá operar em modo colaborativo com outras plataformas em diferentes domínios. A aeronave pode se tornar um centro de comando e controle voador, proporcionando às Forças Armadas espanholas a versatilidade para realizar uma ampla gama de missões.
O C295 MSA é o substituto natural da frota de aeronaves CN-235 VIGMA, que está em serviço na Força Aérea e Espacial Espanhola desde 2008. Será equipado principalmente para operações marítimas e terrestres, como combate ao contrabando, combate à ilegalidade operações de imigração e combate ao tráfico de drogas, bem como missões de busca e salvamento nacionais e internacionais.
Haverá um alto grau de sinergia entre ambas as configurações. A Força Aérea e Espacial Espanhola também opera uma frota de 13 Airbus C295 em configuração de transporte.
A aeronave será montada nas instalações militares da Airbus em Sevilha.
FONTE: Airbus Defence