A Alenia Aermacchi, em parceria com a BAE Systems e a Cassidian, seus parceiros no consórcio Panavia, entregou o primeiro Tornado ECR (Electronic Countermeasures/Reconnaissance) à Força Aérea Italiana (Aeronautica Militare), de um total de 16.
Sua principal função é localizar e eliminar as fontes hostis de emissões de radares de defesa aérea, utilizando mísseis anti-radar. A modernização também incluiu vários sistemas e funcionalidades, acréscimos e modificações dos seus sistemas, aviônicos e softwares de missões. Conta também com um sistema de navegação integrado IN-GPS, composto por um receptor Multi-Mode Receiver (MMR), para aproximações em ILS (Instrument Landing System). O novo sistema de comunicação e identificação incorpora as mais recentes normas de transmissão segura, assim como transmissão/recepção via Data-Link (MIDS), que integra o sistema de navegação TACAN.
A cabine do piloto e do navegador agora possuem telas multifuncionais coloridas TVTAB LCD, substituindo as anteriores monocromáticas, que melhoraram a interface homem-máquina, reduzindo a carga de trabalho da tripulação e instalado um novo sistema de luzes, internas e externas, compatíveis com o uso do NVG (Night Vision Goggle). Também foi atualizado a capacidade de reconhecimento eletrônico e ligação de novos recursos como a identificação e localização de ameaças. O novo software permitiu a integração de sensores e aviônicos, além da versão mais recente dos mísseis anti-radiação HARM e também a capacidade de lançar as armas de precisão JDAM.
FONTE : Defensa.com
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO : Defesa Aérea & Naval