Durante a comemoração do 41º aniversário de atividades do Grupo Especial de Inspeção em Vôo (GEIV), o Tenente-Coronel Aviador Eduardo Miguel Soares, comandante da unidade anunciou a assinatura de um contrato entre o Comando da Aeronáutica e a Embraer, para o fornecimento de 6 aeronaves Legacy 500, o que propiciará um salto na qualidade e nas possibilidades da inspeção em vôo no Brasil.
“Novos desafios apresentam-se constantemente, o que leva o GEIV a buscar novas tecnologias e a desenvolver novos procedimentos e critérios operacionais, atendendo assim a crescente demanda dos usuários do Sistema de Controle do Espaço Aéreo Brasileiro, o SISCEAB. Tanto é que, para a Copa do Mundo de 2014, o GEIV modificou sua dinâmica no planejamento das missões especiais e disponibilizou auxílios para garantir a operacionalidade dos centros de operações militares durante o evento” explicou o Tenente-Coronel Miguel, parabenizando ainda a todos os integrantes do GEIV pelo aniversário. E completou: ”Face à implantação do Projeto Sirius, o GEIV com seus novos vetores, será de fundamental importância para a verificação e a consolidação dos novos padrões de navegação associados aos conceitos adotados pelo DECEA”.
De acordo com o Extrato de Inexigibilidade de Licitação nº 8/2014 publicado no Diário Oficial da União em 05/05/2014, o valor total do contrato é de R$ 662.261.166,02. O que significa que o valor de cada uma das seis unidades será de R$ 110.376.861,00 (cerca de US$ 49.000.000,00).
Dá para inferir que este seja o valor de cada unidade já com os equipamentos eletrônicos inerentes ás atividades do GEIV já instalados, uma vez que a versão executiva do Legacy 500 gira em torno de US$ 20.000.000,00 dependendo dos aniônicos e de cabine utilizados.
Hoje 4 aeronaves Hawker Beechcraft IU-93A e 6 EMB110P1 Bandeirante IC-95B/C operam no GEIV em missões de inspeção e aferição os instrumentos de auxílio à navegação aérea, como “aeronaves laboratório”, responsáveis pela inspeção dos equipamentos de comunicação, de trajetória de aproximação visual (VASIS / AVASIS), sistema de pouso por instrumentos (ILS), trajetória de aproximação de precisão (PAPIS), sistema de luzes de aproximação (ALS), equipamentos medidores de distância (DME), rádio-farol não direcional (NDB), estação VHF omnidirecional (VOR), radares (primário, secundário) e radares de aproximação de precisão (PAR), garantindo que todos os sistemas estejam em perfeito funcionamento.
É provável que alguns dos 6 EMB110P1 IC95B/C sejam gradualmente substituídos pelas novos Legacy 500.