Por Guilherme Wiltgen
A Embraer liberou as primeiras imagens da instalação da porta de carga dianteira em uma aeronave E190 que está sendo convertida de passageiro para carga, ou P2F (Passenger to Freight).
A conversão para cargueiro está sendo realizada nas instalações da Embraer no Brasil e incluem, além da porta de carga dianteira principal, o sistema de movimentação de carga, reforço do piso, barreira de carga rígida (RCB, na sigla em inglês) – barreira 9G com porta de acesso, sistema de detecção de fumaça de carga (compartimento de carga do convés principal classe E), alterações no Sistema de Gestão do Ar (arrefecimento, pressurização, etc), remoção de interior e provisões para transporte de materiais perigosos.
Segundo a Embraer divulgou, combinando os compartimentos de carga inferior e superior, a carga útil estrutural máxima é de 13.150 kg para o E190F e de 14.300 kg para o E195F.
A Embraer também informou que o programa de conversão está progredindo sem problemas e dentro do cronograma.