Embraer gera expectativa em Paris

A Embraer, terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo, deve anunciar hoje no Paris Air Show, o salão aeronáutico de Le Bourget, na França, a renovação de sua família de jatos E-Jet, com nova motorização, mais assentos e melhor performance. Os rumores vêm circulando há vários meses e se reforçaram às vésperas do início da 50ª edição da feira, na qual a empresa chega fazendo mistério. A expectativa entre analistas europeus é de que a Embraer anuncie oficialmente hoje o lançamento da segunda geração da famílide jatos E-Jet. A reformulação começará pela substituição dos propulsores da General Electric pelos Pratt & Whitney. O objetivo da alteração dos motores é aumentar a economia de combustível em cerca de 5%.

Mas a principal expectativa em Paris é se a Embraer vai de fato confirmar ou não o aumento da capacidade de seus maiores aviões, permitindo por exemplo que o E-195 possa transportar entre 118 e 136 passageiros o que o tornaria o maior avião comercial já projetado no Brasil. A “geração dois” entraria em serviço em 2018.

Ma Europa, o eventual anúncio vem sendo avaliado pela imprensa especializada como a possibilidade de a Embraer consolidar uma vantagem competitiva sobre a japonesa Mitsubishi Regional Jet e, em especial, sobre a canadense Bombardier.

A questão é saber quem levará a melhor como terceiro competidor -além de Boeing e Airbus – no mercado de “corredor único”, cuja demanda é estimada em 24 mil aviões. Procurada, a Embraer não quis comentar as especulações, mas reiterou a importância do anúncio que será feito hoje no evento.

FONTE: Estadão.com.br

Sair da versão mobile