A Embraer assina hoje o segundo contrato em oito meses com a Força Aérea da Indonésia. O país fechará a compra de mais oito aviões A-29 Super Tucano, além de um simulador de voo para instrução e treinamento de pilotos.
Em novembro de 2011, a companhia brasileira assinou o primeiro acordo militar com os indonésios, envolvendo também oito aeronaves. As quatro primeiras serão entregues mês que vem. Já os Super Tucanos do segundo contrato ficam prontos em 2014. O valor do negócio é mantido em sigilo desde o primeiro anúncio. Com a operação a ser formalizada hoje, na feira aeronáutica de Farnborough (Reino Unido), a Embraer Defesa e Segurança passa a ter 182 Super Tucanos vendidos. Do total, 164 já foram entregues.
O modelo foi lançado há oito anos e é tido como o melhor do mundo na categoria de contrainsurgência. A Força Aérea da Indonésia é a primeira cliente da brasileira na região da Ásia-Pacífico. Na América Latina, há contratos com Chile, Equador, Colômbia e República Dominicana; na África, com Angola, Mauritânia e Burkina Faso; nos EUA, com uma empresa de treinamento militar. A divisão de defesa da Embraer deve faturar perto de US$ 1 bilhão este ano.
FONTE: O Globo