SAO PAULO, 19 de julho (Reuters) – A Embraer anunciou na terça-feira uma parceria com a BAE Systems para expandir sua pegada no mercado de defesa global, incluindo uma joint venture para desenvolver uma variante de aeronave elétrica para a defesa.
A Embraer, no Farnborough Airshow, no Reino Unido, assinou dois memorandos de entendimento com a BAE Systems para avançar com projetos envolvendo sua série C-390 e o veículo de decolagem e pouso vertical elétrico (EVTOL) a ser produzido por Eve Holding Inc.
De acordo com um comunicado, o primeiro memorando estabeleceu uma parceria entre a BAE Systems e a Embraer para colaborar nos mercados do Oriente Médio para o C-390, com um foco inicial na Arábia Saudita.
O segundo confirma a intenção de criar uma joint venture para desenvolver uma variante de defesa da aeronave elétrica do Eve (Evex.N), sendo Eve o provedor da plataforma.
“A BAE Systems e a Embraer continuarão trabalhando juntas para explorar como a aeronave, projetada para o mercado de mobilidade urbana, pode fornecer capacidade econômica, sustentável e adaptável como variante de defesa”, disse o executivo-chefe de defesa e segurança da Embraer, Jackson Schneider.
As empresas anunciaram os planos de trabalhar juntas no EVTOL em dezembro de 2021, com a BAE Systems como parceira estratégico da EVE, listado na Bolsa de Nova York no início deste ano.
Relatórios de Gabriel Araujo; Edição de Kirsten Donovan e Bernadette Baum