Por Guilherme Wiltgen
A fabricante brasileira Embraer está na corrida para oferecer o C-390 Millennium para substituir o Lockheed C-130 Hércules na Força Aérea da Áustria.
Assim como para Portugal, República Tcheca e Holanda, a Embraer Defesa & Segurança também está pronta para atender às necessidades austríacas, oferecendo uma moderna aeronave multimissão que voa mais rápido, chega mais longe e transporta mais carga.
Um dos pontos altos do C-390 está na sua capacidade de ser reconfigurado em 3h, como por exemplo, para combater incêndios florestais, sendo equipado com a versão mais moderna do Modular Airbone Fire Fighting System, o MAFFS II.
Full Operational Capability – FOC
No início de abril desse ano, o KC-390 Millennium recebeu o Certificado de Tipo Final, refletindo a sua Capacidade Operacional Completa. O certificado FOC confirma que o projeto cumpre todos os requisitos definidos pela Força Aérea Brasileira e que a aeronave é capaz de realizar todas as missões para as quais foi projetada.
Interesse da Áustria
No final de março desse ano, representantes da Áustria participaram do “Users Group C-390” realizado na Base Aérea N°11 da Força Aérea Portuguesa.
Em abril, uma delegação austríaca esteve no Rio de Janeiro participando da LAAD, quando foi divulgado que estaria discutindo um possível acordo com a Embraer.
Espera-se que a Força Aérea Austríaca encomende entre quatro e cinco aeronaves para substituir seus antigos turboélices C-130K Hércules.
Desse modo, a Áustria pode vir a se juntar a outros países europeus, que são membros da OTAN, que já confiaram no versátil C-390 Millennium para realizar suas missões de transporte tático, evacuação aeromédica, combate a incêndios florestais e reabastecimento em voo.