Por Guilherme Wiltgen
Aparentemente, o Egito pode estar interessado em aumentar o pacote de compras de equipamentos militares franceses, firmado em fevereiro, e dessa vez a beneficiada seria a Airbus Helicopters.
O objeto de desejo seria a versão naval do helicóptero NH90 pois, com a recente transferência da fragata FREMM ENS Tahya Misr (FFG 1001) na última terça-feira (23.06) em Lorient, a Marinha egípcia teria se mostrado interessada em adquirir o helicóptero da versão NFH (NATO Frigate Helicopter) para ser a aeronave orgânica da sua nova FREMM.
A variante NFH possui capacidade de guerra antissubmarino (ASW), equipado com um sonar de imersão FLASH da Thales, e antissuperfície (ASuW), operando organicamente a partir de navios de guerra em condições adversas de tempo.
Como um helicóptero naval embarcado, também pode executar outras missões como VERTREP, SAR, vigilância e controle marítimo, emprego geral, EVAM e operações especiais, incluindo a luta contra o terrorismo e anti-pirataria.
O NH90 possui capacidade de lançar mísseis anti-navio, torpedos (MU90) e sonobóias, podendo ainda ser configurado com um míssil anti-navio e um torpedo, simultaneamente.
FOTOS: Marine Nationale