EASA certifica o reprojetado eixo de engrenagem do EC225

EC225_Makila2

O eixo de engrenagens cônicas verticais, que foi reprojetado pela Airbus Helicopters para as aeronaves EC225, foi certificado pela European Aviation Safety Agency (EASA), permitindo a sua produção e instalação em todos os helicópteros deste modelo em operação no mundo, bem como aqueles que estão sendo atualmente produzidos. Esta certificação também será seguida por outras agências internacionais.

A fabricação da engrenagem do eixo reprojetado está em andamento e vai permitir, a partir do segundo semestre de 2014, a sua implementação mundial tanto nas aeronaves que já estão em serviço, quanto nas que ainda estão em produção.

“A Airbus Helicopters priorizou o desenvolvimento deste novo eixo para o EC225. A certificação da EASA é um marco importante pois, proporciona ao nossos clientes voarem com a solução final”, disse Jean-Brice Dumont, vice-presidente executivo de Engenharia da Airbus Helicopters.

O novo projeto elimina todos os três fatores que, combinados, causaram duas inesperadas rupturas de eixo vertical. Este oferece resistência à corrosão, compensa o “stress” residual e elimina o “stress” nos pontos quentes.

Após dois pousos controlados do EC225 nas águas do Mar do Norte, ambos ocorridos em 2012, e a suspensão de voo de parte da frota do EC225, a Airbus Helicopters tomou medidas imediatas de precaução e prevenção, sendo implementadas com sucesso pelos operadores, levando na sequência o retorno completo do serviço.

Sendo a mais recente versão da família Super Puma, mais de 200 aeronaves dos modelos EC225/725 foram entregues a 35 operadores, que juntos acumulam mais de 350.000 horas de voo. Sob medida para os mais exigentes operadores, o EC225 é um helicóptero de emprego geral, da categoria de 11 ton., que integra todas as últimas inovações tecnológicas.

FONTE: Airbus Helicopters
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile