O esquadrão baseado em Oak Harbor, Washington, também conhecido como “Scorpions”, voa com as mais recentes aeronaves de ataque eletrônico da US Navy, o EA-18G Growler.
“A missão das aeronaves é localizar, identificar e bloquear os radares inimigos, fornecendo proteção para as forças conjuntas”, disse o Cmdr. Dave Kurtz, Imediato do VAQ-132. “O Growler provê capacidades de uma nova geração, que inclui localização avançada de emissões, auto-defesa com armas ar-ar e a capacidade de se comunicar com outras aeronaves, fornecendo informações em tempo real para ajudar na defesa”. completando: “Com todos esses recursos, el é muito mais avançado que qualquer coisa que vimos antes”.
Enquanto estiver na NAF Misawa, no norte do Japão, o Esquadrão irá se integrar às forças dos EUA e da coalizão.
“Enquanto estivermos aqui, nós vamos fornecer capacidade de ataque aéreo eletrônico, para as forças de coalizão, quando formos acionados”, disse o Cmdr. Jay Matzko, Comandante do VAQ-132, completando: “Durante a nossa estadia em Misawa, continuaremos treinando e de prontidão, e se formos necessários em qualquer outro lugar do mundo, estaremos prontos.”
Matzko também disse que seu esquadrão está animado para operar ao lado das Japan’s Air and Maritime Self-Defense Forces, bem como de outros países da região sob a Área de Responsabilidade da 7ª Frota.
“Esta é a primeira vez, em muitos anos, que um Esquadrão de Ataque Eletrônico da Marinha atua sob a Área de Responsabilidade do U.S. Pacific Command (PACOM).”, disse Matzko. “Estamos otimistas por por estarmos aqui e de apoiar as forças conjuntas e de coalizão e, se formos acionados, estaremos prontos.”
Enquanto os “Scorpions” estão prontos para missão, Kurtz disse que seus marinheiros também estão muito ansiosos para passar algum tempo explorando o país. “Cada um de nós está animado por estar no Japão, é uma experiência totalmente diferente dos deployments anteriores”, disse ele. “Estamos ansiosos para ver o país, viajando sobre o Shinkansen, e desfrutando de tudo que o Japão tem para nos oferecer”.
FONTE e FOTOS: US Navy
TRADUÇÃO e ADAPTAÇÃO: Defesa Aérea & Naval