Por Aya Batrawy
Associated Press DUBAI, Emirados Árabes Unidos – O jato 737 Max da Boeing recebeu outro impulso no Dubai Airshow na terça-feira, desta vez com um pedido da empresa recém-lançada de baixo custo do Cazaquistão, enquanto a empresa com sede em Chicago trabalha para tentar obter a aprovação regulatória dos EUA para devolver o avião ao céu no início do próximo ano. O avião foi aterrado em todo o mundo depois de dois acidentes que mataram 346 pessoas. O sistema automatizado de controle de vôo do jato foi responsabilizado em parte pelos acidentes ocorridos após a decolagem da Indonésia em outubro do ano passado e da Etiópia em março. Ainda assim, o jato de corredor único conseguiu garantir alguns negócios no show aéreo.
A empresa nacional do Cazaquistão, Air Astana, anunciou uma carta de intenção para comprar 30 dos jatos 737 Max 8. Um dia antes, no show aéreo, a SunExpress da Turquia anunciou a compra de 10 jatos 737 Max 8 adicionais para sua frota. As companhias aéreas provavelmente estão negociando preços competitivos para a aeronave, enquanto a Boeing conversa com sua base de clientes já existente sobre possíveis compensações relacionadas ao aterramento dos jatos e chega a acordos com parentes das vítimas que morreram.
Os executivos da Air Astana disseram que os detalhes do acordo, incluindo o preço final, serão finalizados nos próximos meses, à medida que a empresa de baixo custo escalar seus serviços a partir de sua atual frota de duas aeronaves A320.
A FlyArystan que iniciou suas operações em maio espera iniciar as operações do primeiro 737 Max no final de 2021, dando à empresa 18 meses para observar suas operações a partir de quando a Boeing espera ter o jato de volta em serviço globalmente, disse o diretor de planejamento da Air Astana, Alma Aliguzhinova.
Em uma grande jogada, a IAG, um dos maiores grupos de companhias aéreas do mundo, anunciou em junho sua intenção de comprar 200 dos jatos 737 Max. A concorrente da Boeing, Airbus, também avançou com alguns acordos na terça-feira, depois de garantir US $ 30 bilhões em acordos no dia anterior no show aéreo.
A empresa de orçamento saudita Flynas anunciou um pedido firme de 10 Airbus A321XLR, um negócio estimado em US $ 1,4 bilhão a preço de tabela. A compra decorre de um contrato anterior de direitos de compra do A320, elevando a ordem dos jatos da Flynas para 90. Além disso, a Air Senegal anunciou um memorando de entendimento para comprar oito Airbus A220 em um pedido no valor de US $ 734 milhões a preço de tabela. A Airbus também garantiu compras da transportadora britânica EasyJet, que informou que encomendará 12 A320neos adicionais usando sua opção de compra, elevando para 159 o pedido total da companhia aérea para o avião. A companhia opera em toda a Europa com uma frota inteiramente de aeronaves Airbus, servindo 155 aeroportos europeus.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN