DoS autoriza venda de 105 caças F-35 para o Japão por US $ 23 bilhões

Por Dzirhan Mahadzir

O Departamento de Estado dos EUA autorizou a compra de 105 caças F-35 Lighting II Joint Strike Fighters e equipamentos associados para o Japão, de acordo com uma notificação de quinta-feira ao Congresso.

O Japão já possui o pedido 42 F-35As e em dezembro de 2018 o governo japonês aprovou um aumento do pedido para 147 aeronaves, que também incluiria 42 F-35B (STOVL).

Caças F-35A

O pacote aprovado consiste em 63 F-35A, sendo 42 F-35B e 110 motores Pratt e Whitney F135. Também foram incluídos EW, C4I, Sistemas Globais de Suporte Logístico Autonômico, Flares para o F-35 e vários treinamentos, logística e suporte técnico. O custo total estimado do pacote é de US $ 23,11 bilhões, embora isso dependa das negociações do contrato entre o Japão e a Lockheed Martin. Caso o programa continue, o Japão se unirá ao Reino Unido, Itália e Cingapura como clientes internacionais da variante B. Esse acordo faria do Japão o maior cliente internacional do F-35.

Porta helicópteros JS Kaga (DDH 184)

Embora os F-35B japoneses operem a partir dos DDH da classe Izumo, o Japão ainda não declarou formalmente se a JASDF – Força de Autodefesa Aérea do Japão ou a JMSDF – Força de Autodefesa Marítima do Japão operarão essas aeronaves.

O Ministério da Defesa do Japão, no entanto, não confirmou as operações futuras dos F-35 no JS Izumo (DDH-183) e JS Kaga (DDH-184), dizendo que os F-35 seriam implantados nos navios quando necessário, devido às sensibilidades, sobre se tal capacidade iria ultrapassar os limites das limitações constitucionais do Japão em possuir capacidades ofensivas. A operação dos F-35B também marcaria a primeira vez desde a Segunda Guerra Mundial que o Japão operaria aviões de combate em suas embarcações navais. O JS Kaga é o homônimo de um importante porta-aviões da Segunda Guerra Mundial.

USS Ronald Reagan (CVN-76) com o JS Izumo (DDH 183) no Mar da China Meridional em 2019. Foto US Navy

No entanto, oficiais da JMSDF aposentados foram citados na imprensa japonesa como afirmando a ameaça representada pelas crescentes capacidades militares da China, que levou a um aumento de incursões nas águas japonesas, exigindo uma mudança para ter aeronaves de defesa aérea da frota. Dadas as limitações da classe Izumo, houve pedidos para que uma nova classe de porta aviões fosse desenvolvida, embora o Japão devesse deixar claro para o público doméstico e internacional que esses navios eram puramente para fins defensivos.

O Izumo está atualmente passando pelo estágio inicial de trabalho de conversão para permitir a operação dos F-35 e retornará à frota e o trabalho de conversão final será realizado no Exercício Fiscal de 2025, enquanto o Kaga será totalmente modificado no ano fiscal de 2022, embora os planos atuais sugerem que o Japão irá receber seus F-35B a partir de 2024. As autoridades americanas confirmaram ao USNI News em agosto que os F-35B dos EUA poderiam ser os primeiros a operar a partir das plataformas japonesas.

Caça Mitsubish F-2

Juntamente com a compra do F-35, o Japão também está incentivando o desenvolvimento de um avião de caça nacional para substituir sua atual frota de caças F-2. O Ministério da Defesa do Japão apresentou o projeto de desenvolvimento do programa do caça a um grupo de parlamentares do Partido Liberal Democrata, em 7 de julho, que pedia produção em larga escala até 2031 com um protótipo construído em 2024 e testes de vôo em 2028.

Caça Stealth japonês

FONTE: USNI News

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

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