Domingo Aéreo no MUSAL

Musal-08

Por Anderson Gabino

Como ocorre todos os anos em comemoração a semana da asa, o Museu Aeroespacial realizou neste último domingo, o famoso Portões Abertos e para prestigiar este evento, o DAN se fez presente para registrar o que de melhor aconteceu nesta festividade.

Este ano, como já era esperado, o EDA não pôde fazer a sua apresentação, tendo em vista não ter terminado o período de adaptação das aeronaves A-29 . Durante uma conversa informal com o pessoal do EDA, foi comentado que 11 aeronaves já estão prontas e 3 já se encontram com o sistema de fumaça instalado, conforme informado pelo DAN e, no máximo em 6 meses, eles deverão estar totalmente operacionais.

Durante todo o evento, o público presente teve acesso ao pátio de estacionamento das aeronaves que fizeram historia em nossa Força Aérea, como o C-91 Avro, o C-115 Buffalo, e o C-47 Dakota, que se encontravam abertos a visitação. O VC-96 (737-200), o A-29 do EDA e o P-47 Thunderbolt, estavam em exposição estática. Havia junto à estas aeronaves, um Hospital de Campanha da Força Aérea, para visitação e em prontidão para qualquer emergência no local.

Junto a estas atrações no solo, para coroar este domingo festivo, o Cmte Tike Bazaia com sua aeronave Superdecatlhon, fumaçou os céus do Campo dos Afonsos com manobras radicais, levando o público ao delírio.

Na sequência, o 3º/8º GAv com sua aeronave H-34 Super Puma, se apresentou com o pessoal do PARASAR, demonstrando uma descida em rapel e o deslocamento por cima do campo de pouso, pendurados por cordas na aeronave.

Os Falcões, equipe de paraquedismo da FAB que no dia anterior ficou  na 3ª colocação no mundial de saltos na China, foi um espetáculo à parte, com vários elementos do grupo fazendo saltos livres a partir de uma aeronave C-105 Amazonas.

Quando o público começava a repor o fôlego após este belíssimo salto, uma aeronave A-1, pertencente ao 1º/16º GAv Adelphi, rasgou os céus, fazendo várias passagens baixas e rápidas, para delírio do público que prestigiou o evento.

A Esquadrilha Céu, composta por ex pilotos da Força Aérea e fumaceiros de plantão, na ausência do EDA, fez lindas manobras deixando um gostinho de quero mais. Devido a entrada de uma frente fria, com várias rajadas de ventos fortes na área do MUSAl, acabou cancelando algumas apresentações que estavam programadas para ocorrer no período da tarde.

Mesmo assim, não tirou o brilho e o romantismo dos apaixonados pela aviação em mais um evento de grande proporções.

Nota do Editor: Agradecemos a receptividade e apoio do Sr.Ivan (Chefe do Setor de Comunicação Social do MUSAL) e ao Brigadeiro Bhering, por proporcionar este domingo de portões abertos!!!

Sair da versão mobile