A Diretoria de Aeronáutica da Marinha (DAerM), com o apoio do Comando da Força Aeronaval e organizações militares subordinadas, conduziu, nos dias 25 e 26 de setembro, na Base Aérea Naval de São Pedro da Aldeia, a demonstração do Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas (SARP) Harpia, da empresa brasileira Advanced Technologies Security & Defense (ADTech), com o propósito de verificar as capacidades e características do sistema para operações em terra e sobre o mar.
O Harpia é um SARP certificado pela ANAC para voos experimentais, de decolagem por catapulta por elástico e pousos por paraquedas, que elimina a necessidade de equipamentos de lançamento e de recolhimento mais complexos e possui capacidade de realizar operações de inteligência, vigilância e reconhecimento.
Desenvolvido para operações BVLOS (Beyond Visual Line of Sight) acima de 400ft, o Harpia possui uma autonomia nominal de 12 horas, alcance de até 117 MN (218 Km), comprimento de 2 metros, envergadura de 4 metros, e peso máximo de decolagem de 22,5 kg na versão atual.
O SARP de categoria 1 pode ser configurado com câmeras estabilizadas eletro-ópticas (EO) e infravermelho termal (LWIR). A montagem da aeronave pode ser realizada de forma expedita e todo o sistema pode ser transportado por um veículo tático leve ou um helicóptero do porte do UH-15.
A demonstração realizada pela empresa ADTech contribui para o estabelecimento de requisitos para as futuras aquisições do Programa de Obtenção de SARP-E, previsto no Portfólio Estratégico da Marinha, e para o desenvolvimento de Produtos Estratégicos pela Base Industrial de Defesa (BID).