Por Carolina Oms
O governo brasileiro fará a contratação de operação de crédito externo com a agência sueca de crédito às exportações Swedish Export Credit Corporation AB SEK. O valor será de US$ 245,3 milhões e mais 39,8 bilhões de coroas suecas, aproximadamente US$ 4,5 bilhões no total.
Os recursos destinam-se ao financiamento do Projeto F-X2, com aquisição de aeronaves, suporte logístico e fornecimento de armamento necessário à operação. A entrega das aeronaves, de acordo com a Saab, terá início em 2019 e se estenderá até 2024.
Depois que o governo da Suécia concordou em reduzir as taxas de juros cobradas, o índice ficou em 2,19% ao ano. São 25 anos de financiamento, com oito anos e meio de carência. Ou seja, o Brasil só deverá começar a pagar efetivamente em 2024.
A assinatura do contrato com a Saab foi recebido com alento pelas empresas fornecedoras para o setor de defesa. O projeto de lei sancionado, aprovado pelo Congresso em agosto, também abre crédito extraordinário em favor do Ministério da Educação.
FONTE: Valor Econômico