Especialista em logística, a DHL Express está se aventurando no transporte aéreo elétrico, encomendando uma dúzia de aeronaves Alice da Eviation para operações de frete. A DHL Express espera receber a primeira das 12 aeronaves em 2024.
A Eviation concebeu o Alice como um modelo commuter de nove lugares. Mas o chefe de gestão global de frota aérea da DHL Express, Geoff Kehr, disse a FlightGlobal que a empresa quer explorar seu potencial de carga.
“Nem todos os detalhes estão finalizados ainda, mas a DHL Express planeja construir várias redes de alicerces de emissão de zero que começam nos EUA”, diz ele.
“Em geral, essas redes com aeronaves elétricas podem ser estabelecidas em qualquer lugar do mundo. Então esperamos que mais países venham.”
O Alice está programado para conduzir seu vôo este ano. A Eviation tem experimentado um desenvolvimento instável, com uma aeronave protótipo danificada por um incêndio em terra no Arizona no ano passado, seguido por um redesenho radical para apresentar uma configuração interrompida, e trocando a cauda em V para uma cauda T mais convencional.
Planejado para ser capaz de transportar 1,2t de frete, com uma autonomia de 440nm, a aeronave precisará de 30 minutos de carregamento para cada hora de voo, que pode ser realizada durante o carregamento e descarregamento, diz a transportadora, permitindo que ele cumpra os horários”.
A DHL Express não está divulgando detalhes financeiros ou contratuais sobre a ordem, incluindo a extensão em que depende da aeronave Alice para atender certa gama ou outros limites de desempenho.
Mas Kehr diz que a aeronave, operada por um único piloto, poderia potencialmente suceder tipos de alimentação convencionalmente em sua operação ou ser usada para expansão, “abrindo” oportunidades em novos mercados. A DHL Express diz que o Alice é “ideal” para operações de alimentador e precisa de “menos investimento” na infraestrutura da estação.
“Parceria com empresas como DHL que são os líderes em transporte de carga sustentável é um testemunho de que a era elétrica está sobre nós”, diz o executivo-chefe de eviação Omer Bar-Yohay, que descreve a ordem como um “marco significativo” em seus esforços para ” transformar o voo no futuro”.
A gama e a capacidade de Alice tornam a aeronave uma “solução fantástica sustentável” para a rede, diz o Executive Vice-Presidente para operações de rede global e aviação da DHL Express, Travis Cobb.
“Nossa aspiração é fazer uma contribuição substancial na redução da nossa pegada de carbono, e esses avanços de frota e tecnologia percorrerão um longo caminho para alcançar mais reduções de carbono”, acrescenta.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: FlightGlobal