DGA encomenda 15 mini-UAS “Aliaca” da Survey Copter para a Marinha Francesa

Pierrelatte, fevereiro de 2024 – No âmbito do contrato SMDM (“Systèmes de Mini Drones aériens embarqués de la Marine”), Survey Copter, uma PME e subsidiária da Airbus Defence and Space, especialista em design, produção e suporte operacional de equipamentos táticos leves sistemas aéreos não tripulados (UAS), assinou um pedido firme adicional com a Agência Francesa de Aquisições de Defesa (DGA) para fornecer à Marinha Francesa 15 sistemas (30 aeronaves) de UAS elétricos de asa fixa Aliaca, além de treinamento associado e suporte logístico integrado.

Estes novos sistemas serão entregues a partir de 2024 e serão utilizados para equipar novos navios para melhorar as suas capacidades a bordo. Esta encomenda adicional enquadra-se no contrato SMDM assinado em 2020 com a DGA, que abrangeu o fornecimento inicial de 11 sistemas (22 aeronaves), formação associada e apoio logístico integrado, destinado a equipar uma primeira tipologia de embarcações como a patrulha de alto mar (PHM), os novos barcos de patrulha ultramarinos (POM) e as fragatas de vigilância (FS).

“Estamos muito honrados em participar da ação do governo francês no mar e em continuar apoiando a Marinha Francesa em suas diversas missões. Este pedido adicional confirma a relação de confiança que temos com a DGA e a Marinha Francesa, e a qualidade, eficiência e confiabilidade de nossos sistemas de drones no mar”, afirma Christophe Canguilhem, CEO da Survey Copter.

Certificado e qualificado pela DGA, e operacional desde 2022 como “óculos de campo remoto” da Marinha Francesa, o SMDM integra e equipa atualmente os PHM, POM e FS para reforçar as capacidades de vigilância, detecção e identificação aerotransportada. Embarcado, o sistema pode realizar diversos tipos de missões ao redor dos navios, como conscientização de situação tática, combate a atividades ilegais no mar, vigilância de tráfego, detecção de poluição, monitoramento de comportamentos suspeitos nas proximidades do navio e vigilância costeira.

Desde 2022, o SMDM foi implantado e operado em diversas missões e exercícios bem-sucedidos. Foi destacado no âmbito da missão Corymbe no Golfo da Guiné, na luta contra a pirataria e o tráfico ilícito; como parte da operação EUNAVFORMED “IRINI” da União Europeia, uma missão para monitorizar o embargo das Nações Unidas às importações de armas para a Líbia; e no Pacífico para responder às ameaças às comunidades locais, especialmente na luta contra a pesca ilegal e o tráfico.

Desde 4 de setembro de 2023, o sistema SMDM também tem sido utilizado em configuração costeira para apoiar operações de busca e salvamento no Canal da Mancha, lideradas pelo centro regional de vigilância e salvamento Gris-Nez (Nord-Pasde-Calais) (CROSS).

A experiência adquirida e o sucesso do SMDM nestas diferentes missões, graças à sua pequena pegada logística, facilidade de utilização e discrição, levaram a DGA e a Marinha Francesa a encomendar 15 sistemas adicionais para reforçar a acção do Estado no mar e alargar o seu âmbito. de intervenção.

TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN

Sair da versão mobile