Demonstração de interoperabilidade aliada à consciência situacional

com_inter2
Foto: Tereza Sobreira

Os visitantes do Seminário de Comando e Controle 2014, evento promovido pelo Ministério da Defesa e realizado na sede do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro (COMDABRA), em Brasília/DF, puderam presenciar uma demonstração do Simulador Tático de Consciência Situacional (SimTCS), produto desenvolvido pela Mectron, subsidiaria da Odebrecht Defesa e Tecnologia (ODT).

Trata-se uma avançada ferramenta para o desenvolvimento de Sistemas de Comunicações por Enlace de Dados, normalmente conhecidos como Data-Links para aplicações militares. A ferramenta simula o funcionamento de um sistema de comunicações envolvendo diversas entidades operacionais conectadas a um cenário operacional: estações de data-link embarcadas em aeronaves – estas, por sua vez, estão integradas a simuladores de voo – estações de C2 (Comando & Controle), estações de planejamento de missões, e outras estações em plataformas fixas e móveis.

A Mectron possui hoje dois programas de desenvolvimento na área de comunicações. No final de 2012, a FAB anunciou em seu portal contrato com a empresa para o desenvolvimento do Link BR2, prevendo a instalação do sistema em várias aeronaves, além de estações em solo, inclusive para uso do Exército e da Marinha. A empresa paulista também participa no projeto RDS – Rádio Definido por Software de Defesa, coordenado pelo CTEx – Centro Tecnológico do Exército Brasileiro, que integra o Projeto Estratégico de Defesa Cibernética do Exército Brasileiro, visando a interoperabilidade de comunicação entre as Forças Armadas brasileiras.

Sair da versão mobile