Defesa Aérea & Naval: Boa tarde Coronel, o senhor ainda voará em missão hoje?
Tenente-Coronel Francisco Pizarro Aste: Não, as missões de hoje foram todas cumpridas.
DAN: Como operador das aeronaves F-16, especificamente nas versões MLU e Block-50, como está sendo operar 2 versões distintas do F-16 na FACh?
TC Pizarro: As duas aeronaves são similares, mas com pequenas diferenças.
DAN: Mas como é que ocorre a integração entre os pilotos para voarem as duas versões?
TC Pizarro: Para um piloto de MLU voar o Block-50, ou para um piloto de Block-50 voar um MLU, bastam apenas umas 4 horas de instruções.
DAN: Por falar em instrução, qual o caminho que um piloto chileno deve percorrer para chegar aos comandos de um F-16?
TC Pizarro: Um piloto chileno inicia sua instrução com o T-35 Pilan, após instrução de voo básico, cumpre com as horas de voo por instrumento. Em seguida é destinado a uma das linhas: Transporte, Helicóptero ou caça.
DAN: E na caça, como acontece?
TC Pizarro: Nossos pilotos voam A-36 Halcon e depois vão para os F-5 ou F-16.
DAN: Em 2010, a Força Aérea o Chilena participou com os seus novíssimos e recém-recebidos F-16 Block-50, porque na CRUZEX Flight 2013 vieram com as aeronaves na versão MLU?
TC Pizarro: Para que outros grupos (esquadrões) e pilotos possam participar dos exercícios e adquirir mais experiência.
DAN: Qual contribuição o Chile trás para um exercício como esse?
TC Pizarro: Para nós é importante demonstrar o nosso profissionalismo e, se isso servir de referencial para outra força, ótimo.
DAN: Quais lições a FACh espera tirar de um exercício como a CRUZEX?
TC Pizarro: Para mim, pessoalmente, o mais importante é conhecer os amigos, parceiros, saber e conhecer quem está por trás de um telefone é significante, poder ver quem é quem. Para mim, o valor das relações humanas é o mais importante.
DAN: Coronel, qual é a diferença entre o as operações/exercícios SALITRE e CRUZEX?
TC Pizarro: Bom, com a experiência de quatro CRUZEX’s e de outras operações, posso afirmar que essa CRUZEX 2013, comparada com as outras e a SALITRE, difere por não ser de Comando e Controle junto com o “Flight”. A Salitre ocorreu como a CRUZEX 2010, Comando e Controle junto com a versão Flight.
DAN: Como é operar com três versões do F-16 na mesma operação? O que o senhor pode falar sobre isso?
TC Pizarro: Os F-16 da Venezuela estão com funções distintas da nossa. Saber a diferença dos nossos F-16 para os F-16 americanos…….???? Só os americanos sabem….. (risos….)
DAN:O Chile possui capacidade de treinar BVR com AMRAAMs? Ou utilizar bombas como as JDAM’s?
TC Pizarro: Essa pergunta deve ser dirigida ao Comandante das Forças chilenas.
DAN: Muitos consideram o Chile a Força de Combate mais capaz da AL. Quantas horas de voo os pilotos chilenos fazem em média?
TC Pizarro: Essa pergunta deve ser dirigida ao Comandante das Forças chilenas.
DAN: Como estão os planos de substituição dos F-5? A Holanda esta colocando a venda mais F-16MLU, existem planos para o Chile comprar mais F-16 ou mais algum update para os seus MLU?
TC Pizarro: Essa pergunta deve ser dirigida ao Comandante das Forças chilenas.
NOTA DO EDITOR: Agradecemos ao Ten.Cel. Pizarro que nos atendeu com muita atenção e simpatia. Agradecemos também o total apoio do CECOMSAER, na pessoa do Ten. Humberto e da Ten. Sara, que não pouparam esforços para atender a solicitação do DAN, para que esta entrevista pudesse ser realizada.