Por Agnes Helou
Beirute – O governo croata teria dado aprovação para adquirir seis veículos aéreos não tripulados turcos Bayraktar TB2 em um acordo no valor de US$ 95 milhões.
“As Forças Armadas da República da Croácia expressaram a necessidade de aquisição prioritária e urgente do sistema armado Bayraktar TB2, e a empresa apresentou uma oferta informativa e uma proposta para a configuração do Bayraktar TB2 com base no modelo de ‘pacote total’”, disse o Ministro da Defesa croata Ivan Anusic, de acordo com a agência de notícias turca Anadolu Agency.
Ele acrescentou que a “configuração é baseada em seis aeronaves equipadas com câmeras eletro-ópticas para reconhecimento, incluindo o conjunto inicial de armas, e garante dupla cobertura de rádio de todo o território da Croácia em versão estacionária e móvel”.
O acordo incluirá estações de comando e controle, simulador de treinamento, estações de monitoramento e controle de solo, bem como um conjunto inicial de peças de reposição, suficiente para atingir 4.000 horas de voo.
O treinamento nos drones ocorrerá na Turquia e os UAVs terão o equipamento de manutenção necessário, de acordo com a reportagem.
Em uma publicação no X (antigo Twitter), Anusic disse que decisões “sobre investimentos históricos foram tomadas na modernização e equipamento do Exército Croata. Decisões sobre as ações preparatórias para a aquisição dos mais modernos tanques Leopard 2A8, o sistema aéreo não tripulado Bayraktar TB2 e a manutenção de caças multipropósito Rafale foram adotadas.”
Anusic acrescentou que a proposta de orçamento de defesa para 2025 também foi adotada, totalizando 1,5 bilhão de euros.
Construído pelo fabricante turco de drones Baykar, o veículo aéreo não tripulado Bayraktar TB2 foi usado em vários conflitos recentes, incluindo a guerra entre a Rússia e a Ucrânia e o conflito entre o Azerbaijão e a Armênia. A Baykar e o Ministério da Defesa da Croácia não responderam imediatamente ao pedido de comentário do Breaking Defense.
O TB2 ficou vinculado à luta da Ucrânia contra a Rússia e, no início da luta, uma música organizada pelo governo ucraniano sobre o UAV se tornou uma tendência internacional.
TRADUÇÃO E ADAPTAÇÃO: DAN
FONTE: Breaking Defense