Porto Príncipe (Haiti) – Nos dias 20 e 21 de julho, o 26º Batalhão de Infantaria de Força de Paz (BRABAT 26) sediou a Reunião do Force Commander da Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti (MINUSTAH), General de Divisão Ajax Porto Pinheiro, com integrantes do seu Estado-Maior e Comandantes dos Contingentes Militares.
A reunião teve por finalidade transmitir informações atualizadas relativas ao encerramento dos trabalhos do Componente Militar da MINUSTAH, que ocorrerá a partir de 15 de outubro de 2017. Além disso, também foi verificado o andamento da desmobilização das instalações e do material para a repatriação dos efetivos de cada país. Futuros procedimentos para coordenar uma saída escalonada, organizada e gradual, após 13 anos de missão bem-sucedida, também estava entre os temas em discussão.
Encerrando a conferência, que ainda serviu para estreitar os laços de amizade entre os países que integram a MINUSTAH, os militares estrangeiros tiveram a oportunidade de conhecer o Fuzil IA2, calibre 5,56 mm, e realizar um exercício de tiro real com o armamento de fabricação brasileira. Nessa oportunidade, os participantes do evento puderam constatar a qualidade e eficiência dessa arma que está sendo empregada pelo BRABAT 26, efetivo que encerrará a participação brasileira nessa missão de paz.
FONTE: EB