Por Boris Egorov
A Guerra Fria entre os Estados Unidos e a União Soviética coincidiu com a era dourada da aviação militar. Caças e bombardeiros das duas superpotências desempenhavam papel principal em conflitos militares.
Os resultados não apenas de uma batalha aérea, mas de toda a guerra local, frequentemente dependiam das caraterísticas técnicas dos aviões. Ambas as partes queriam capturar as aeronaves inimigas para aprender tudo sobre elas.
Caça ao Sabre
Os caças a jato MiG-15, da URSS, e F-86 “Sabre”, dos EUA, tinham quase as mesmas caraterísticas técnicas. Mas, durante a guerra da Coreia, que começou no início dos anos 1950, ambos os lados tentaram capturar os aviões inimigos. Apenas a URSS, porém, obteve sucesso.
Em abril de 1951, um grupo especial de pilotos de teste liderado pelo tenente-coronel Dziubenko chegou à Coreia do Norte. Sua tarefa era forçar o F-86 a pousar em uma base norte-coreana.
Apesar do fracasso, um Sabre logo caiu nas mãos dos soviéticos. Durante uma das batalhas, em 6 de outubro de 1951, o piloto soviético, tenente-coronel Evguêni Pepeliaiev, abateu tão cuidadosamente um avião norte-americano que ele pousou quase ileso na costa norte-coreana. O piloto conseguiu escapar, mas o caça foi capturado e enviado a Moscou.
Para capturar um MiG-15, os norte-americanos realizaram a operação “Moolah”, em 1 de novembro de 1950. Eles prometeram uma grande recompensa para pilotos norte-coreanos que fugiram para a Coreia do Sul em caças. Mas a operação falhou completamente. Somente em 21 de setembro de 1953, quando a guerra já havia terminado, um MiG-15 pilotado pelo desertor No Geum Sok pousou na base aérea de Kimpo, perto de Seul.
Caça ao Aardvark
Em 17 de março de 1968, seis caças-bombardeiros F-111 Aardvark dos Estados Unidos chegaram ao Vietnã. Por sua capacidade de aparecer inesperadamente e quase sem qualquer ruído, de atacar rapidamente e desaparecer sem deixar rastros, os norte-vietnamitas os apelidaram de “morte sussurrante”.
A inteligência soviética obteve as primeiras fotos do novo avião norte-americano em 1967, no International Aerospace Show, em Le Bourget. Faltava estudar seu interior.
Reza a lenda que os soviéticos usaram armas rádio-eletrônicas contra um F-111 que viajava em baixa altitude à noite. O avião perdeu a conexão com a base, o piloto soviético pressionou o avião contra o solo e o forçou a pousar no campo de aviação norte-vietnamita.
Segundo outra versão da história, os pilotos norte-americanos foram simplesmente subornados e eles próprios cortaram a conexão com sua base.
Em geral, a Guerra do Vietnã se tornou uma rica fonte de troféus para a União Soviética. Além do F-111, Moscou conseguiu capturar aviões F-4, A-37 e F-5E, helicópteros CH-47A “Chinook”, um míssil AIM-7 Sparrow e centenas de outros modelos de armas e equipamentos militares americanos.
FONTE: Rússia Beyond